terça-feira, 11 de dezembro de 2007

O Melhor ISP Português - Modestos e tudo!

Na sequência da minha longa (interminável) lista de emails que tenho enviado para a Netcabo, perguntando sobre "traffic shaping", e porque razão continuam a mentir descaradamente aos clientes a esse respeito.

Recebo, passado algumas semanas de silêncio, este email deles:
Na sequência do seu contacto, que desde já agradecemos, comunicamos que a TV Cabo está a efectuar o maior aumento de velocidade de sempre na Internet de Banda Larga em Portugal. Clientes 1Mb passam para 4Mb, 8 Megas para 12 Megas e 10 Megas para 16 Megas.

No que concerne ao tráfego P2P informamos que estes Protocolos têm sido alvo de
acções internacionais que têm reduzido a sua capacidade e performance ? de destacar o Emule ? e que afectam esses protocolos a nível mundial.

Durante a noite existe menor ocupação da rede por outros utilizadores, o que
permite que os protocolos P2P alcancem as velocidades. Verifica-se também que os constrangimentos ao nível do tráfego internacional têm afectado todos os ISPs nacionais.

A nível da Gestão de Tráfego a TV Cabo não efectua gestão activa do tráfego. A
velocidade de performance de downloads depende essencialmente da capacidade dos servidores, conectividade desses servidores, tráfego internacional.

A Netcabo é o ISP nacional que melhor garante as velocidades contratadas. A
tecnologia ADSL instalada na rede nacional em Portugal não suporta velocidades efectivas superiores a 4 megas, independentemente das velocidades contratadas.

Apresentamos desde já o nosso mais sincero pedido de desculpas pela demora no
esclarecimento da situação e lamentamos os eventuais transtornos que a mesma lhe possa ter causado.

Ora bem, fiquei tão boquiaberto que nem sei por onde começar... talvez... pelo princípio?
Na sequência do seu contacto, que desde já agradecemos, comunicamos que a TV Cabo está a efectuar o maior aumento de velocidade de sempre na Internet de Banda Larga em Portugal. Clientes 1Mb passam para 4Mb, 8 Megas para 12 Megas e 10 Megas para 16 Megas.
Uau!!! Que generosos que eles são! Eles dão tudo! É Natal, é Natal!
Se um cliente com 16 Megas (que ainda estou para perceber que raio de unidade de velocidade é essa: "Megas" - Megabatatas? Megacalhaus?) depois só pode fazer downloads a 10 ou 20Kb/s isso é irrelevante; o que interessa é que a Netcabo lhe ofereceu os 16Megas. Nice, hein?

No que concerne ao tráfego P2P informamos que estes Protocolos têm sido alvo de acções internacionais que têm reduzido a sua capacidade e performance ? de destacar o Emule ? e que afectam esses protocolos a nível mundial.
Pois claro... mas nem falei em Emules. Estou preocupado é com um jogo online que deixei de poder jogar desde que a Netcabo começou a fazer shaping!

Durante a noite existe menor ocupação da rede por outros utilizadores, o que permite que os protocolos P2P alcancem as velocidades.
Mau! Mas então em que ficamos? As acções internacionais dão-nos folga durante a noite?
Permitindo atingir as velocidades? Mas que velocidade são essas? Aquelas que os vossos milhares de clientes pagam todos meses e que raramente atingem?... ahhh... pois... essas não...
devem ser aquelas velocidades dignas de modems analógicos de há 20 anos atrás...

Agora começa a aquecer...
Verifica-se também que os constrangimentos ao nível do tráfego internacional têm afectado todos os ISPs nacionais.
E que tenho eu a ver com isso??? Eu tenho um contrato convosco! Pago, exijo ter aquilo que contratei!
"Ah, desculpe lá a sua ligação estar uma merda, mas é que a da concorrência é igual, portanto não se queixe..."
Alguém come uma desculpa destas?
Se o tráfego internacional está "constrangido", então por favor descontem-me um valor proporcional na minha mensalidade!

Ainda por cima são mentirosos, porque têm o azar de eu ser também cliente da concorrência, e como tal ter dados concretos para comparação! Na Netcabo, durante o horário nocturno - supostamente com menor utilização da rede segundo as palavras deles - tem sido impossível ver um vídeo do YouTube sem interrupções! Usando a Clix, funciona perfeitamente. Azarito, né?

Mas continuemos:
A nível da Gestão de Tráfego a TV Cabo não efectua gestão activa do tráfego. A velocidade de performance de downloads depende essencialmente da capacidade dos servidores, conectividade desses servidores, tráfego internacional.
TRETAS! MENTIROSOS!!!
Nem depois de lhes ter enviado relatórios detalhados dos pacotes de dados, que demonstram claramente o "padrão" de dados que eles bloqueiam, eles têm a decência de admitir o que fazem!
E que faz a ANACOM nestas situações: NADA! Diz-me que o problema não tem a ver com eles...
PQP!
Mas ainda bem que não fazem traffic shaping. Assim sendo, de certeza que não se importam que os seus clientes não usem métodos de ultrapassar a não interferência que eles não causam, por forma a não dependerem das conectividades, servidores, e coisas que mais, e terem as velocidades que estão a pagar!

A Netcabo é o ISP nacional que melhor garante as velocidades contratadas. A tecnologia ADSL instalada na rede nacional em Portugal não suporta velocidades efectivas superiores a 4 megas, independentemente das velocidades contratadas.
Vamos por partes:

"A Netcabo é o ISP nacional que melhor garante as velocidades contratadas."

Não tenho razão de queixa. Pena é que obriguem a subterfúgios para ultrapassar as "restrições" que não existem - e que mesmo assim causam inúmeros problemas em diversas aplicações, o que é inadmissível!

"A tecnologia ADSL instalada na rede nacional em Portugal não suporta velocidades efectivas superiores a 4 megas, independentemente das velocidades contratadas."

AHAHAHA! Lá estão eles a queimar a concorrência. E ainda por cima, a mentir novamente.
Eles acham mesmo que alguém engole estas balelas? Não sei em que Portugal é que eles vivem, mas quero convidá-los a vir aqui olharem para o Modem da Novis, que mostra estar sincronizado a 7Mbits (de uma ligação de 8"Megas") e a fazer downloads a 750Kb/s...
Ah, pois, é impossível! Não pode ser!
(E nem me ponho a falar do resto do pessoal que conheço com ADSL e que também consegue ligações bem acima dos 4Mbits.)

Isto até daria para rir, não fosse o caso exemplar da arrogância com que estas "mega-empresas" tratam os seus clientes. Mentindo descaradamente, cobrando couro e cabelo por serviços que deveriam ser de utilidade pública, e a quem as entidades reguladoras parecem desinteressadas em proteger os direitos dos consumidores.

É o triste país em que vivemos....

8 comentários:

  1. um pais de gente sem tomates so pode dar nisto...
    e quem tem juizo vai-se embora.
    Que fiquem ca as carraças que tanto vao chupar que acabarao por matar o cao

    ResponderEliminar
  2. TV CABO = lixo.

    Abram os olhos e deixem essa pseudo empresa morrer, para aprender com os próprios erros.

    ResponderEliminar
  3. "A tecnologia ADSL instalada na rede nacional em Portugal não suporta velocidades efectivas superiores a 4 megas, independentemente das velocidades contratadas."

    Posso comentar isto?
    http://www.rlsolutions.org/imagens/adsl.JPG

    e não é preciso dizer mais nada. hehehe

    ResponderEliminar
  4. Caro Rui Luna,
    lamento informar-te que deves ser agora um alvo a abater pelos operativos da Netcabo.

    Ousaste insinuar que a suprema Netcabo mentiu!?! Tchii!!! Nunca te vão perdoar!

    (Com um bocado de sorte mandam-te as 3 meninas da publicidade e ao menos morres satisfeito.)

    Se fosse na américa, juntavamo-nos 4 ou 5 e era logo um processo mega-milionário que era ver a Netcabo a torcer-se por todo o lado... mas com a (in)Justiça que temos no nosso país, com a Anacom a dizer que não é nada com eles... pfft, nao sei que faça.
    Vou-me queixar a quem? Ao menino Jesus?
    Ainda mando um mail para o Parlamento Europeu... perguntar se isto se admite num país de direito, dito civilizado.

    ResponderEliminar
  5. pah. isso basta dizer que mudas de ISP que os gajos ficam todos cagados :D

    ResponderEliminar
  6. vaurdan, estou a tratar disso.
    de qualquer maneira, hei-de chatear-lhes a cabeça o mais que puder e fazer todos os possíveis por divulgar istoo mais alto possível!
    (e para isso conto com todos vós para espalhar a palavra, e para os chatearem também)

    Quando comecei a reclamar, davam um prazo de 8h para responder, agora já vão em 72h - como se admite que qualquer companhia demore 72h a dar uma resposta a um cliente que paga!?!

    Aliás, com muito mais gente a reclamar, eles terão que contratar mais assistentes, portanto estamos apenas a promover a emprego em Portugal.

    ResponderEliminar
  7. Qual mais emprego qual que? Eles aumentam é o numero de horas para resposta :(

    Ah sim, escreve para lá!
    Chama-os de mentirosos e burlões, e exige que acabam com o pacote ADSL QUE ELES PROPRIOS VENDEM NO NETCABO ADSL, de 8 MEGAS por eles próprios reconhecerem que mais de 4 megas é impossivel.

    http://www.tvcabo.pt/Internet/TarifariosAdsl.aspx

    ResponderEliminar
  8. Bem lembrado Mário!
    Dá já direito a outro post.

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails