terça-feira, 11 de dezembro de 2007

A HP, a Microsoft e o Windows Vista


No outro dia uma amiga cravou-me para ajudá-la com um novo computador que tinha acabado de comprar.. Instalar o modem e alguns programas, etc...

Comprou um novíssimo computador da HP, fantástico, bonito, cheio de autocolantes até dizer chega, e para desespero dela, vinha com o Windows Vista.

O modem adsl não funcionava e um outro programa que ela precisava também lhe estava a dar problemas, ao que eu então logo sugeri: "vamos instalar o XP então?".

Ela tinha um cd do XP, maravilha, toca a instalar o dito cujo. Nisto pergunto-lhe pelos cds/dvds que tinham vindo com o computador. "Não tenho nenhum cd" diz-me ela. Bom, eu preciso dos drivers para pôr tudo a funcionar como deve ser no XP.

Vou então procurar ao site da HP, como faço com outros mil e um fabricantes de hardware quando preciso de drivers. Máquina HP modelo tal, "Escolha o seu sistema operativo". Windows Vista, Vista Ultimate, Vista Vista, Vista ao quadrado, Vista ao cubo, Vista sem aspecto visual xpto, Vista para tótós. Nenhuma opção para Windows XP, 98, Linux, whatever.. nada.. niente.. zilch!!!

Procurei mais e mais pelos vários cantinhos do site e lá consegui encontrar algo que dizia "Downgrade para Windows XP". Aleluia.. estava a ver que não! As informações que lá estavam eram da responsabilidade da Microsoft e apenas se referiam aos porquês de uma pessoa querer instalar o windows xp e mais nada. A HP dizia então no final desse texto que não se responsabilizavam e não suportavam quem fizesse o downgrade para o windows xp. Está certo... Eu vi logo que havia aqui marosca da Microsoft para impingir o Windows Vista ao pessoal.

Comecei a ver a minha vida a andar para trás, já a pensar que ia perder horas a indagar qual o hardware dentro da máquina e outro tanto à procura dos respectivos drivers na net. Peguei no livrinho da HP que veio com o computador e procurei por "disco de recuperação". Obviamente o disco de recuperação existia, estava numa 2ª partição do disco, "carregar no F11 quando estiver a arrancar para fazer a recuperação do Sistema".

Carrego no F11. Nada! Volto a carregar no F11, nada outra vez! Vou procurar no google, e encontro milhares de pessoas a queixarem-se que o F11 não entra no menu de recuperação. Boa! Deve haver uma maneira de criar o disco de recuperação. Vou procurar e é preciso a aplicação da HP que tem um nome que eu não me lembro e até quero esquecer, mas era algo como "CD Recovery" ou "System recovery".

A aplicação não estava na 2ª partição.. apenas os ficheiros para serem usados na criação do cd/dvd de recuperação de sistema. Vou procurar ao site da HP, deve ser um executável bem pequenino. Nada! Vou procurar ao google, e outra vez milhares de pessoas a queixarem-se do mesmo, que não conseguiam encontrar a aplicação em lado nenhum no site da HP. Pelos vistos se quisermos os drivers do nosso sistema HP (o cd/dvd de recuperação), eles têm a amabilidade de nos enviarem isso pelo correio, se o pagarmos, claro!

Temos um computador novo, em que temos de pagar à HP pelo cd/dvd de recuperação do nosso sistema! Fantástico! Fui a um site carregadinho de torrents procurar a dita aplicação, sem sorte nenhuma. Encontrei porém vários cds de recuperação de portáteis HP para o pessoal sacar. Ao ponto que isto chega. No site da HP não disponibilizam os drivers nem cd de recuperação, fazendo com que as pessoas se virem para as redes peer-to-peer, para encontrarem aquilo que deviam ter de graça e com fácil acesso.

É claro que não encontrei nada, não consegui recuperar o Windows Vista através dos ficheiros que estavam na 2ª partição, e tive mesmo de perder uma horita ou duas a indagar qual o hardware dentro da máquina e os respectivos drivers na net, até ter a máquina a funcionar como deve ser no XP.

Resumindo, o que eu disse à minha amiga foi, que se fosse eu, ia devolver o computador e que não queria mais nada da HP, por terem um apoio terrível, não disponibilizarem drivers para qualquer outro sistema operativo que não o Windows Vista e ainda por cima se quisessemos o cd de recuperação do sistema teríamos de comprá-lo!

As técnicas sujas que estes gajos usam (HP e Microsoft) para impingir um sistema operativo ao ao povo é incrível. Não quer o Windows Vista? Azarito, ninguém mandou comprar um HP. o_0

3 comentários:

  1. Ela se tivesse um Macbook por exemplo e já com o Mac OS X Leopard nunca mais iria apreciar nada nisso!

    ResponderEliminar
  2. Ubuntu ou Mac OS X ou XP, acho tudo muito bem, desde que não seja o Vista, nem seja forçado ao cliente! ;)

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails