terça-feira, 23 de outubro de 2007

Onde é que isto vai parar?

Como se já não bastasse a polícia fechar os nossos trackers nacionais de torrents, como o Btuga e outros que tais; eis que por todo o mundo, a cada dia, mais notícias nos chegam de operações semelhantes contra trackers internacionais.

Desta feita é a vez do OiNK.cd site alegadamente de partilha ilegal de músicas.

O que mais me confunde é o facto de todos estes serviços não alojarem nenhum conteúdo ilegal - e como tal, não sei que lei é que estão a violar (mas não sou jurista). No entanto, os desgraçados dos seus administradores são tratados como criminosos e vêem o seu equipamento informático ser confiscado sem dó nem piedade sem a sua culpa esteja sequer provada. Acho que aquela ideia de ser inocente até ser provado culpado deve ter caído em desuso.

Por esta ordem de ideias não se deveria também prender os administradores do Google e de todos os outros motor de busca? Ou melhor ainda, a culpa é dos ISPs - que esses sim é que cometem o crime de nos ligar à internet a velocidades Megabíticas e fazem publicidade do género: "Faça download de músicas e filmes mais depressa do que nunca!"

(mas que depois fazem traffic shaping, para impossibilitar o seu uso; mas negando que o fazem!)

É fantástico, não é?

Eu pessoalmente nunca liguei a isso dos downloads de música (legais ou não) - mal tenho tempo para ouvir as centenas de CDs velhinhos do meu tempo de juventude, e que descaradamente roubo sempre que ouço no meu computador e iPod (sim, porque de acordo com um alto dirigente da Sony, fazer o rip de um CD nosso para o computador, é roubar!).

Mas parece-me tudo um grande exagero... todas estas músicas que andam nos torrents, não passam nas rádios? Não são facilmente gravadas e ouvidas em qualquer lado?
(Eu por exemplo, quando quero ouvir alguma coisa e estou sem paciência para procurar o CD, dou um saltinho ao Finetune, e pronto... )
Qual é o problema afinal? Vou para a cadeia por estar a ouvir música? (Deixem-me estar calado, que por este andar já não deve faltar muito!)

Quem mais tem a perder são exactamente as bandas desconhecidas, que contam com a partilha para ficarem conhecidas e chegarem até mais ouvintes - os artistas das grandes editoras (que são a mão por trás de todas estas operações) esses continuam a render milhões, mesmo não vendo senão umas migalhas por cada CD vendido.

E além disso tudo, ainda querem que aqueles que compram a música legalmente paguem mais uma taxa para compensar o declínio das vendas atribuídas à "pirataria".

7 comentários:

  1. e o desgraçado do tv-links.co.uk que também foi de saco :/

    está tudo lixado o_0

    está-se a inverter o processo... qualquer dia nem num blog te podes expressar livremente!

    ResponderEliminar
  2. "Qualquer dia" não, é já amanhã ou depois!

    Em Itália querem criar um "ministério dos bloggers", onde todos têm que se registar e pagar taxas, quer façam blogs pra ganhar dinheiro ou não.

    Bloggers italianos em risco


    Pimba! Toca lá a calar todos estes comentários incómodos!

    ResponderEliminar
  3. esses estão é a precisar de outra Cicciolina!!! ;D

    para arrumar as teias conservadoras à casa... claro!

    ResponderEliminar
  4. acho que é como o fruto proibido, quanto mais andarem aí na caça, mais e melhores modos de copiar música, filmes e séries irão aparecer. mas está tudo doido mesmo. isso dos bloggers em itália...não fazia ideia :/ liberdade de expressão my ass, tou a ver...

    ResponderEliminar
  5. E o que é mais "assustador", é que estamos a falar de estados europeus, que supostamente andam a pregar aos outros países para que eles defendam os direitos fundamentais, humanos e de liberdade.

    Mas é como se diz... casa de ferreiro, espeto de pau.

    ResponderEliminar
  6. "está-se a inverter o processo... qualquer dia nem num blog te podes expressar livremente!"

    -tudo o que disseres pode ser usado contra ti.

    A pirataria nunca é anónima, o problema das perseguições nao é esse, mas sim a relação custo/benefício. Alguem disse às editoras que eram os downloads que lhes estavam a reduzir os lucros. Até agora o custo dos processos judiciais evitava que saissem benificiadas. Mas a boa "publicidade" para dissuadir o pessoal conjuntamente com os processos multiplos (um so processo, multiplos arguidos , o que levou aos ISP's estarem na mira da RIAA. (é como se culpassem o dono do stand de aluguer pelas multas dos condutores), veio mudar o panorama. A luta contra a pirataria nao aumentou, os Lobbies é que estão a criar maior pressão, o que leva a alguns "atropelos" aos direitos dos cidadãos.

    ResponderEliminar
  7. Sim e isso é claramente visível no seguimento do processo do OiNK que acabei de colocar.

    Como é que eles podem explicar que, no meio de um processo já de si duvidoso, em que se atropelou o princípio da inocência, foi permitido ao acusador colocar uma página no domínio em questão a admitir a culpa do mesmo!?

    Parece que há mais Repúblicas das Bananas por esse mundo fora... se bem que isso não sirva de consolação.

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails