quinta-feira, 30 de abril de 2020

This Website Will Self-Destruct auto-destruir-se-á se ficar 24h sem novas mensagens


Estamos habituados a que tudo na internet lá permaneça para sempre, mas no caso do "This Website Will Self-Destruct" trata-se de um site que faz questão de fazer precisamente o oposto, prometendo eliminar-se por completo se passar 24 horas sem receber mensagens.

O conceito de conteúdos digitais efémeros não é novo, sendo este This Website Will Self-Destruct apenas um dos exemplos mais recentes. O site, bastante simplista, permite apenas que qualquer pessoa envie uma mensagem de forma completamente anónima, e que possa ler (de forma aleatória) as mensagens enviadas por outras pessoas. A diferença é que o site está em permanente estado de contagem regressiva para a sua auto-destruição.

A cada mensagem nova recebida o contador é reposto nas 24 horas (86400 segundos), e se por acaso esse contador chegar a zero, o site irá eliminar-se completamente.

Não se trata de eliminar as mensagens e recomeçar do zero - trata-se de eliminar completamente todo o site, fazendo com que qualquer tentativa de acesso resulte num erro de página inexistente, sem qualquer arquivo ou informação para a posteridade. Algo que seguramente poderá fazer arrepiar todos aqueles que têm por hábito fazer todos os possíveis por garantir que toda a sua vida digital seja "eternamente" preservada.

Não é uma ideia tão lucrativa quanto a do Million Dollar Homepage que rendeu 1 milhão a vender 1 milhão de pixeis a $1 cada, mas não deixa de ser igualmente curiosa, e de nos fazer pensar

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails