segunda-feira, 19 de fevereiro de 2018

Matrículas portuguesas com 4 letras em 2019

Depois das letras à frente, no final, e no meio, aproxima-se agora o momento em que as matrículas automóveis em Portugal terão que recorrer a dois pares de letras.

Depois das nossas tradicionais matrículas com 3 pares de algarismos terem dado lugar às variantes com blocos de letras no início, depois no fim, e actualmente no meio. Também estas estão agora a esgotar-se. Segundo as previsões actuais, o actual formato 00-AA-00 chegará ao 99-ZZ-99 em Fevereiro de 2019, obrigando a que novamente se faça uma alteração... para quatro letras.

A partir de 2019 deveremos ter matrículas no formato AA-00-AA, que permitirão ampliar drasticamente o número de matrículas disponíveis para o futuro (e ainda assim, com possibilidade de se ir crescendo para os AA-AA-00, 00-AA-AA e, se lá chegarmos, aos AA-AA-AA.

A vantagem é que estes formatos com letras permitem número substancialmente superior de matrículas: se as matrículas numéricas 00-00-00 apenas permitem 1 milhão de matrículas, uma matrícula no formato AA-AA-AA permite quase 309 milhões de matrículas diferentes.... esperemos que seja suficiente! :P

2 comentários:

Related Posts with Thumbnails