quinta-feira, 14 de setembro de 2017

Piero Manzoni - o artista da merd@


Podem nunca ter ouvido falar de Piero Manzoni, mas a partir de hoje seguramente não se esquecerão de que foi o artista que teve a fantástica ideia de vender latas com o seu "cócó" ao preço do ouro!

Mas não menos fantástico é o seu percurso. Piero era um artista que pintava quadros convencionais na década de 50, mas que em 1957 teve a sua visão de arte transformada ao visitar uma galeria de arte onde estavam expostos quadros completamente pintados de azul. Na altura com 23 anos, foi um ponto de viragem para si, começando a explorar formas de "arte" cada vez menos convencionais... como quadros completamente em branco, ovos cozidos marcados com a sua impressão digital, e eventualmente... estas latas de 30g de "Merd@ d'artista" que em 1961 foram vendidas ao preço de 30g de ouro.

... Para quem achasse que o investimento em merd@ não compensasse... estas latas têm subido de valor, sendo que o ano passado uma delas foi vendida em leilão por mais de 140 mil euros!

Infelizmente, Mazoni morreu em 1963, quando tinha apenas 29 anos, e por isso nunca pode observar o sucesso da sua "arte de merd@".


Nota: de acordo com quem trabalhou com ele, as latas não têm "cócó" mas sim gesso no seu interior... mas com um valor de 140 mil euros e tendência para subirem, acho que ninguém se vai arriscar a querer abrir uma para comprovar isso. :)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails