sábado, 13 de fevereiro de 2016

Notas de €500 vão tornar-se (ainda mais) raras


As notas de 500 euros serão uma raridade pouco vista pela maioria dos portugueses, mas em breve poderão tornar-se ainda mais raras, pois o Banco Central Europeu está a considerar acabar com elas.

Quando se transitou para o euro, havia quem dissesse que as notas de 500 euros só foram criadas com o intuito de facilitar os negócios ilícitos, pois facilitariam o transporte de grandes valores num volume bastante reduzido - e agora parece que esses receios/suspeitas/previsões ficam confirmados pelo próprio BCE, que irá decidir sobre o seu futuro.

As notas de 500 euros representam apenas 3% das notas de euros em circulação, mas representam quase um terço das mesmas em valor. E não deixará de ser um pouco assustador pensar que se pode transportar um milhão de euros numa mochila... coisa que infelizmente já tem sido confirmada na guerra ao tráfico de droga e branqueamento de capitais.

Mas há também quem relembre que estas áreas são exímias em adaptar-se às circunstâncias, e que o desaparecimento das notas de 500 euros não terá qualquer efeito prático, a não ser que a transferência desses valores para outras notas ou divisas que permitam acumular o maior número possível no menos volume de espaço. Afinal... estes problemas já existiam antes de haver euros, e irão continuar a existir caso a nota de 500 euros desapareça.

Sem comentários:

Publicar um comentário

Related Posts with Thumbnails