quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

Os tempos de viagem em 1914


Muitas vezes passamos tanto tempo insatisfeitos a aguardar que o futuro chegue, que até nos esquecemos de tudo o que já foi feito e que nos permite fazer coisas que, no passado, seriam consideradas inimagináveis. Veja-se este mapa de 1914, que nos mostra quanto tempo seria necessário para se chegar a diferentes regiões do planeta.

Com o "centro do mundo" colocado em Londres, a maior parte da Europa ficava a meros 5 dias de distância de viagem. Mas depressa esse tempo poderia passar para 10, 20, 30 ou até mais de 40 dias de viagem caso quisessem chegar a locais como o interior da América do Sul, África ou Austrália.

Da próxima vez que estiverem numa fila de trânsito a caminho do destino das férias, ou a desesperarem com o atraso de 1h para que o vosso voo levante voo, valerá a pena manter estes tempos na memória, e agradecer por já estar a viver "no futuro" - pelo menos, na perspectiva de quem tinha que passar mais de um mês em viagem para chegar a locais que hoje se poderão chegar em pouco mais de um dia.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails