quarta-feira, 25 de novembro de 2015

Cuidado com as promoções nas grandes superfícies


Estamos em semana de Black Friday com as lojas em euforia de promoções; mas é preciso ter em conta que, com Black Friday ou sem ela, as promoções nem sempre são aquilo que querem parecer que são. Na imagem temos uma foto que um dos nossos leitores apanhou recentemente numa grande superfície, que mostra que o fantástico preço promocional desta semana é afinal igual ao preço que tinha sem qualquer promoção.

Se calhar a definição de promoção para estas lojas consiste em trocar a etiqueta branca por uma mais vistosa em amarelo e vermelho, e de seguida aplicar um preço aleatório mais elevado como sendo o preço "anterior" (calculado em função do valor do pseudo-desconto que se quiser publicitar). Têm um produto a 10€, digam que anteriormente custava 20€ e estão a fazer desconto de 50%! Oh oh! Sucesso imediato...


Actualização: outro leitor veio clarificar esta situação:
Isso que se vê nessa imagem não é nada de mal, pelo menos no Jumbo. O Jumbo marca os preços sempre com a mesma etiqueta, quer seja promoção ou não, depois mete-lhe a "etiqueta" de folheto, mais visível mas que muitas vezes os clientes arrancam, trocam de sitio etc, por baixo está quase sempre a etiqueta normal com o preço já com promoção.


Seja como for, a única coisa que é válida, em caso de promoção ou não, é comparar os preços com o de outras lojas... e comprovar se realmente se está a fazer o melhor negócio possível (e não vamos entrar hoje na pequena grande questão de que nem sempre o mais barato é o melhor negócio! :)

1 comentário:

  1. Há uma ferramenta chamada Kuantize (http://www.ktz.pt/) que a premissa é a de que os seus utilizadores ajudam a construir uma base de dados, com preços de vários locais. Posteriormente qualquer pessoa com a aplicação consegue comparar os preços, bastando ler o código de barras. Infelizmente a aplicação tem alguns bugs (o leitor de código de barras congela frequentemente) e parece estar em "banho-maria" desde o inicio deste ano. Resolvia de uma vez por todas a dúvida sobre se a promoção é realmente uma promoção.
    Tenho pelo menos uma experiência no Continente em que a "promoção" era falsa. No dia anterior o preço era "x", no dia seguinte era "y" com preço promoção z%, tal que x=y*(1-z). Deu barraca quando passei o produto na caixa.

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails