terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

O burlão "tuga" do Reddit


Poderia ter sido uma história de como as pessoas continuam a ser solidárias, mesmo com completos desconhecidos - e foi precisamente assim que ela se tornou conhecida. Infelizmente, a realidade veio demonstrar que tudo não passou de mais um esquema de um burlão em série, que tem vindo a enganar pessoa ao longo de toda a sua vida.

Um utilizador auto-denominado como "sem futuro" colocou um pedido de ajuda no Reddit, perguntando onde poderia usar um computador para escrever o seu CV, locais para tomar banho e lavar a roupa, comer, de forma gratuita - uma vez que tinha tinha sofrido azares que o deixaram sem dinheiro e sem tecto.

Não demoraram a surgir ofertas de ajuda, que se foram multiplicando, com quase constantes agradecimentos por toda a solidariedade prestada, e que culminaram em pessoas que lhe disponibilizaram alojamento por uns tempos e tudo o mais que necessitava. Tudo muito bonito... não fosse a memória da "internet" ser longa e não esquecer... especialmente quando se trata de pessoas que já tinham lidado com esta mesma criatura.

Na verdade, esta senhor é um daqueles personagens cujas histórias reais ultrapassam toda a ficção, estando envolvido em burla atrás de burla ao longo dos anos, e onde muitas dezenas de pessoas ficaram a "arder" com as suas cantigas de grande empresário internacional (e onde até eventos de solidariedade viram as receitas desaparecer para a sua própria "auto-solidariedade").

Poderia dar-se o caso de Fernando Fonseca ter finalmente batido no fundo, e estar finalmente prestes a lidar com a realidade e a recomeçar a sua vida... mas parece que as hipóteses disso são bastante remotas; ainda mais com a suspeita de que algumas das ofertas iniciais aos seus pedidos de ajudar poderão ter sido colocadas por ele mesmo, usando identidades falsas e como forma de despoletar uma onda de solidariedade (ou não fosse ele um mestre da manipulação social).

É pena... um caso que poderia ser exemplo da solidariedade online acaba por se tornar em mais um episódio que serve de justificação a todos os que consideram este tipo de pedidos como "treta".

Sem comentários:

Publicar um comentário

Related Posts with Thumbnails