terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

O Mistério de Oak Island e o Money Pit


Na minha infância não havia internet, e antes do ZX Spectrum ter surgido e roubado todo o tempo livre que tinha, grande parte do meu tempo era passado a folhear enciclopédias e todo o tipo de livros que os meus pais acumulavam lá por casa, com temas que - por acaso ou por influência recursiva - achava (e continuo a achar) fascinantes: civilizações antigas, mistérios e enigmas da humanidade, lendas e mitos, etc.

Um desses mistérios era o chamado money pit em Oak Island, um local onde supostamente estarão enterrados alguns tesouros valiosos, e que ao longo dos dois últimos séculos décadas tem atraído caçadores de tesouros... e assistido a algumas tragédias fatais.

Segundo reza a história, a origem deste mistério remonta a 1795, quando um jovem descobriu por acidente uma estranha depressão onde uma camada de rochas tapava o que parecia ser um poço artificial que tinha sido enchido com terra propositadamente. A intervalos regulares surgia uma plataforma feita com madeira de carvalho, e à profundidade de 25 metros foi encontrada uma pedra com umas estranhas inscrições em código, e que supostamente diria que algumas dezenas de metros mais abaixo se encontrava um tesouro de valor incalculável.

O problema é que no dia seguinte descobriram que o poço estava completamente inundado com água do mar, levando a pensar que existissem armadilhas com túneis que ligam o poço ao mar, para dificultar a tarefa de chegar ao tesouro.

Desde então que muitas têm sido as tentativas para se chegar "ao fundo" do poço; incluindo projectos que escavaram poços paralelos na tentativa de evitar as ditas armadilhas - mas que até ao momento já vitimaram 6 pessoas. O que é certo é que após todo este tempo, nunca ninguém conseguiu ainda esclarecer este mistério, se é algo real ou apenas uma "ilusão".


Porque estou a falar disto? O History Channel produziu um pequena série documental - The Curse of Oak Island - sobre este assunto, onde dois irmãos (que já compraram a quase totalidade da pequena ilha de Oak Island) estão a tentar resolver este mistério e têm investido milhões nesta caça ao tesouro.

Tirando uma ou outra excepção, onde (absurdamente) se parecem esquecer da parte documental e partem para a ficção/sobrenatural, etc. a coisa é realmente cativante e mostra-nos o fascínio de se querer descobrir este intrincado puzzle onde coisas bastante estranhas insistem em aparecer. Infelizmente, são poucos episódios, e a coisa termina precisamente quando se parece descobrir a primeira verdadeira prova que dá credibilidade à hipótese de lá estar enterrado um tesouro, uma pequena moeda espanhola dos anos 1500-1600.

Esperemos que esta caça ao tesouro possa em breve dar-nos as respostas que tanto se esperam descobrir, e colocar um ponto final definitivo neste mistério do Money Pit.




4 comentários:

  1. "Tirando uma ou outra excepção, onde (absurdamente) se parecem esquecer da parte documental e partem para a ficção/sobrenatural, etc. "

    Carlos o History Channel faz muito tempo que só dá porcaria, aquilo está completamente vendido ao "show"

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O History Channel e todos os outros canais de documentários...

      Eliminar
    2. Sim os outros estão a ir atrás mas o history channel ganha de longe.

      O odisseia e os docs da BBC ainda não entraram nessa onda.

      Eliminar
  2. Vao olhar a globo, quando aparecem documentarios interessantes ficam reclamando, vao assistir o faustao.

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails