terça-feira, 17 de dezembro de 2013

Mão transplantada para a perna


Poderá parecer uma cena digna de um filme de terror, mas neste caso é mesmo realidade: médicos chineses colocaram a mão de um jovem na perna depois deste ter sofrido um acidente em que a sua mão foi amputada.

No entanto não se tratou de um engano macabro, mas sim de uma manobra bem planeada - se bem que algo incomum na escolha da localização. O acidente deixou o antebraço do jovem chinês em muito mau estado, impossibilitando o transplante imediato da mão. Portanto, era necessário tempo para a recuperação, durante o qual era também necessário garantir a sobrevivência da mão. O recuso a um transplante para outra zona do corpo é bastante frequente nestes casos, mas normalmente a mesma é colocada debaixo do braço por ter um acesso mais fácil às artérias - em vez de ser colocada "longe", perto do pé, como aqui aconteceu.

Neste momento a mão já terá regressado ao seu lugar natural, sendo agora necessárias várias operações e muita fisioterapia para tentar recuperar o máximo uso funcional da mesma.

Segue-se a imagem, não recomendada aos mais impressionáveis.





Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails