sábado, 16 de novembro de 2013

Proibição de Fumar em todos os Bares e Restaurantes para 2014


Ainda vai demorar bastantes anos, mas parece que finalmente se vai começar a poder (re)pensar em sair à noite sem ter que se levar uma máscara de gás ou tratar a roupa como resíduos tóxicos perigosos ao chegar a casa. Em 2014 deverá ser aprovada uma nova lei sobre o tabaco que irá proibir que se fume em todos os bares, restaurantes e discotecas - algo que já deveria ter sido feito há muito, e que evitaria que muitos estabelecimentos tivessem desperdiçado milhares de euros a implementar sistemas de ventilação certificados -  mas mais vale tarde que nunca (embora ainda se tenha que gramar com um extenso período de transição de oito anos.)

Como sempre, é uma medida que deverá gerar polémica, mas por cada pseudo justificação que tentarem dar sobre as liberdades e prazeres pessoais, responderei com a quantidade de vezes onde, mesmo com os supostos sistemas de ventilação "especializados", dou comigo num restaurante a comer uma refeição condimentada com baforadas de fumo indesejadas. Pena é que a lei não vá mais longe e trate já do assunto de raiz, que seria proibir igualmente que se fumasse em qualquer espaço público e nos automóveis com crianças - já que o bom senso que deveria existir parece estar ausente de muitas pessoas.

Sou todo a favor que quem queira fumegar os seus pulmões o possa fazer, mas tal como noutros tempos existiam antros para quem queria fumar ópio, também agora deveriam haver locais apropriados para quem quisesse fumar, leia-se: espaços fechados, isolados, estanques, com filtros adequados, etc. etc. Enfim... o tipo de coisas que já existe há muito noutros países!

2 comentários:

  1. Eu acho boa a ideia. Até hoje nenhum dos bares que costumo frequentar que se diz "proprietário do sistema de ventilação" o põe a funcionar em dias como por exemplo sábado. Inicialmente sim, quando foram obrigados a ter, agora é uma palhaçada. Não se respira.

    ResponderEliminar
  2. Que fumem isolados em espaços fechados também não, mas pelo menos que vão lá para fora. :)

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails