quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Modelos de moda... reais


Fartos de verem catálogos de roupa onde todas as pessoas têm corpos "perfeitos"? A Debenhams pensa que sim e apresenta um catálogo diferente onde nos mostra pessoas "mais reais". E por mais reais refiro-me a pessoas de diferentes raças, estaturas e idades - e até com deficiências físicas - e que não é por isso que deixam de "ficar bem" nas fotos.


Considerando a minha relação com a roupa (que é baseada no "tem que ser" e não no "ah, deixa-me ir ver se aquilo fica bem"), não serei a pessoa mais adequada para avaliar o impacto deste tipo de campanhas - embora me pareça fazer toda a lógica que sejam apresentadas pessoas "reais" e não aquele tipo de modelos que têm corpos que apenas 1% da população tem. Mas parece que há estudos que apontam para o facto de as pessoas comprarem mais quando vêem nas lojas manequins com corpos idênticos aos seus e não apenas os manequins com o "formato ideal" que apenas servem para lhes relembrar do que não podem usar.


... Qualquer dia vamos ver o Photoshop a ser usado, não para transformar pessoa reais em pessoas "perfeitas", mas sim para transformar modelos "perfeitos" em pessoas reais, com uns quilitos a mais, rugas, imperfeições, enfim... tudo aquilo que nos torna quem somos, mas que muitas pessoas se sentem pressionadas a esconder (em grande parte por culpa de toda a indústria que nos bombardeia com os estereótipos da "perfeição".)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails