terça-feira, 6 de novembro de 2012

Como se Decide a Presidência nos EUA


Os EUA vão a votos hoje, para decidirem o seu novo presidente: posto que sera ocupado ou pelo "repetente" Obama, ou pelo estreante Mitt Romney - o tal do partido que diz que as mulheres têm sistemas anti-violação, e... bem, não vamos entrar em detalhes.

O que hoje vos trago é uma tentativa de esclarecimento do processo eleitoral nos EUA - e sendo eu alguém que frequentemente critica a burocracia e a complexidade de muitos dos sistemas democráticos no nosso país... fico sem saber o que dizer ao ver que nos EUA a coisa é ainda mais complicada.

Nos EUA o Presidente não é eleito pelo número total de votos dos eleitores. Os votos dos eleitores em cada estado serve para determinar os "eleitores", que deverão votar no vencedor desse estado tanto para o Senado como para a Câmara dos Representantes (espero estar a traduzir bem). Mas, há já diferenças entre alguns estados.

Depois, é necessário que o presidente obtenha no mínimo 270 votos no "colégio eleitoral" (sendo que se tal não acontecer... dá "complicações").

E por último, sabendo-se que há estados cuja tradição garante logo à partida qual será o vencedor, a decisão final fica por norma dependente das votações em 11 estados cuja tendência tanto pode dar para um lado como para o outro.

Amanhã veremos para que lado "tendeu" a coisa... e se o furacão Sandy sempre ajudou a soprar o Obama para a vitória.

Podem clicar na imagem ali ao lado para a ver em "grande" e tentarem perceber o esquema de como tudo funciona.

[via MSN News]

2 comentários:

  1. tanto para o Ssenado como para a Câmara dos Representantes (espero estar a traduzir bem)

    Senado

    (o pá eu, je, moi, ser teu corrector de português contado ninguém acredita :P )

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails