quinta-feira, 19 de julho de 2012

Couchsurfing - Viajar de Sofá em Sofá


A época de férias está aí, mas a crise também nos relembra constantemente que não é tempo para grandes aventuras. Então... qual a solução? Ficar fechado em casa?

Não... se continuam a sentir o "bichinho" de querer conhecer novos locais, pessoas, e culturas - e dar uso à possibilidade aberta pelos vôos low-cost, que fazem com que em muitos casos seja mais barato voar para um país distante do que fazer algunas centenas de quilómetros de carro ou de comboio - então há algumas alternativas que tornam isso possível sem grandes custos.

Apresento-vos o Couch Surfing.

Se já não têm tempo/paciência para aterrar em parques de campismo, este CouchSurfing dá-vos a oportunidade de "aterrarem" num sofá de um anfitrião hospedeiro. (Ou também o inverso, de disponibilizarem o vosso "sofá" para receber visitantes de outras paragens.)

Como sempre, há o receio inicial de saber que tipo de pessoa será o vosso convidado ou hospedeiro. Um receio que se começará a dissipar à medida que foram acumulando "reputação" nesta comunidade (onde ambas as partes poderão dar o seu feedback sobre a experiência)... e que também assenta no pressuposto de que: se não se sentirem à vontade com a outra pessoa; estão ambos livres para dizer que "não".
(Sendo por isso aconselhável que tenham sempre um sofá "de backup" quando pretendem ir para um local distante e onde não estejam certos que o resultado do primeiro contacto será positivo.)

As vantagens, nem será preciso enumerá-las: a começar pelo preço; mas - e talvez mais importante - a hipótese de estarem realmente na casa de alguém local e não num impessoal quarto de hotel, com todas as "barreiras" que isso representa. Este é um tipo de turismo bem diferente daquele que se mantém à distância de uma câmara fotográfica ou da porta de um quarto de hotel. Aqui temos um turismo que nos incentiva a conhecer, de braços abertos, outras pessoas, culturas e locais.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails