quinta-feira, 12 de abril de 2012

Afinal... Fica Mais Barato Reformar

No outro dia critiquei o facto do Governo ter decido suspender as reformas antecipadas em segredo, por não ter sequer apresentado dados concretos sobre o quanto iria (potencialmente) ganhar com essa medida.

E afinal, é agora o próprio Governo que me vem dar razão, ao recuar nessa decisão para os funcionário públicos, revelando que afinal irá ficar mais barato deixar que se reformem antecipadamente. Milagre! Alguém descobriu o óbvio!

Mas, ainda a respeito das reformas, parece que o conceito de "trabalhar toda a vida" vai ser actualizado em função da esperança média de vida. Sendo que com a esperança média de vida a situar-se nos 80 anos (em vez dos 70 de há umas décadas), também a idade da reforma deverá ir aumentando...

Cada vez mais, quem pretender ter algum descanso após umas décadas de trabalho, é melhor ir fazendo as suas próprias poupanças e não ficar com a ilusão de que poderá passar alguns poucos anos a receber parte daquilo que descontou durante toda a vida... Isto, assumindo que a vida não resolve dar uma reviravolta e "acabar-se" indiferente a todos os planos que tenham sido feitos.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails