sexta-feira, 13 de abril de 2012

Proibição de Fumar no Carro com Crianças

Parece que o nosso País está a resolver importar algumas ideias de outros países... mas infelizmente, não me parece que esteja a importar as coisas que devia. Depois de se preparar para proibir a venda de bebidas alcoólicas a menores de 18 anos, eis que o Estado vem decidir impôr o bom-senso por força da lei: preparando-se para proibir que se fume num automóvel quando estão crianças presentes.

Nem preciso relembrar que eu sou um "anti-fumo" convicto, que já muitos locais deixei de frequentar à custa de me recusar tornar-me em "presunto defumado". Mas, contrariamente ao que se poderia pensar, não consigo arranjar forma de conseguir aceitar leis deste tipo.

Então... será que agora a boa educação terá que ser regulamentada por lei?

Ainda por cima: qual a eventual aplicação prática deste tipo de leis, quando se sabe que é igualmente proibido atirar o cigarro pela janela quando se conduz, e no entanto... é ver as picas a voar pela estrada fora (isto quando não temos o azar de levar com uma directamente no parabrisas).


Por outro lado, se o motivo é a protecção das crianças - com a qual concordo, obviamente - então não será uma hipocrisia proibir que se fume num automóvel... mas depois se permita que essas mesmas crianças possam passar o serão numa sala com os pais a fumegar?... Ou será que aí já não lhes faz mal o fumo?


... Mais ainda. A ver pela quantidade de "chavalada" que encontro a fumar pelas ruas (ah, e também é proibido, não é?... É que não parece!)... talvez a lei devesse ser a proibição de que os jovens fumassem no carro quando vão os pais a conduzir...


P.S. Proponho que de seguida se proibam os pais que não passem um mínimo de 2h por dia a brincar com os filhos (e um máximo de 4h); e já agora, que sejam igualmente proibido ser um pai/mãe "besta" como tantos se vêem por aí... e aliás, que nem necessitem ser pais.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails