domingo, 12 de fevereiro de 2012

Saltar da Ponte


Será talvez a vontade de muitos portugueses que se sentem sem saída perante a crise que nos assola; mas no fim-de-semana passado enchi-me de coragem e fui mesmo realizar este sonho que já tinha há muito: o de saltar no vazio... e ter uma certeza quase absoluta de que por cá continuaria para contar como foi!

Sim, fui fazer bungee jumping, e para que não pensem que por cá só coloco queixas e críticas, venho partilhar convosco esta experiência única que certamente irei repetir.

A organização esteve a cargo da Extremos Portugal, e graças a uns vouchers do GroupOn, lá fui eu para a ponte ferroviária de Marco de Canaveses e os seus mais de 60m de altura até ao rio.

Uma vez que eu sou "radical" mas não sou "tolo", levava comigo dois vouchers: um para o bungee jumping... mas também outro para algo que era descrito como simulador de queda livre.

No ponto de encontro vim a descobrir que não era o único maluco com vontade de saltar da ponte, já que éramos quase 40 pessoas a ir saltar nessa manhã (e mais algumas a acompanhar)  e a quem o frio que se fazia sentir não tinha sido suficiente para fazer mudar de ideias.

Já na ponte, com o material montado, lá se começaram a efectuar os saltos, enquanto cá em cima se ia animando o convívio entre todos. (Até fico com pena de não ter ficado com o contacto de alguns compinchas! :)

Corajoso atrás de corajoso, lá se foram mandando todos lá para baixo - e fiquei a saber que também se fazem saltos duplos, com um casal bem agarradinho numa experiência que certamente lhes ficará para sempre gravada na memória!

Por fim, lá chegou a minha vez... começando pelo simulador de "queda livre" e que - digo desde já - foi uma desilusão. Pensava eu que seria uma queda com travagem final progressiva, mas afinal aquilo é mais um rappel com descida a velocidade constante. Ou seja, depois do "milésimo" de segundo inicial em que têm que abandonar o parapeito da ponte, rapidamente se torna uma seca... a descer lentamente suspenso pela corda até lá baixo. (Eles bem dizem que isto é mais apropriado para quem tiver medo de alturas e se quiser ir habituando à coisa...)

Felizmente, o melhor estava reservado para o final... o verdadeiro salto no vazio!

Mas antes disso, há que referir que embora todos tenham saltado sem problemas, com maior ou menor hesitação, tivemos também a "excepção" à regra... um moço bem disposto, que tinha vindo em grupo com mais 4 ou 5 amigos, e que nada faria prever ser diferente dos demais... mas que quando passou para o lado de fora da ponte... oh oh! Não houve forma de o convencer a saltar, e imagino que o corrimão de ferro ainda hoje lá tenha as marcas das suas mãos tal a força com que se agarrava. Teve que desistir de saltar, recuperar coragem, e depois tentar novamente mais tarde - o que mesmo assim não esteve fácil, mas por fim lá conseguiu largar-se da ponte e ser atirado (com o seu conhecimento e consentimento, claro) no vazio.


E finalmente (sim, fui mesmo o último), lá chegou a minha vez de passar para o lado de fora do corrimão, e mentalizar-me que ia fazer aquilo que milhões de anos de evolução nos gritam para não fazer... Confesso que também hesitei por alguns segundos, enquanto a adrenalina e o ritmo cardíaco iam subindo - mas era um misto de pavor e de desejo, pois era mesmo algo que estava curioso para saber como seria.

... E apenas posso dizer que é indiscritível...

Cair no vazio, mesmo com a confiança de que temos um elástico que nos vai segurar, é algo que deve activar todos os "sensores de alarme" nos nossos cérebros. E às tantas, já nem sabia distinguir se o que estava a sentir era divertimento, ou o mais absoluto terror - mas verdade seja dita, será talvez isso que nos leva a procurar este tipo de actividades.
Ainda por cima, como depois ainda ficamos ali a saltitar mais duas ou três vezes, a tal sensação de queda desamparada repete-se por mais algumas vezes.

Enfim... tive exactamente aquilo que procurava, e recomendo a todos! ;P

... Agora, o próximo passo será procurar um tombo ainda maior... pois este 65 metros da ponte de Marco de Canaveses já não satisfazem. Parece que há ali para os lados de Pombal uma ponte com mais de 150m de altura... e já pedi para me avisarem quando lá forem fazer uns saltos! :)
(E se nessa não morrer de ataque cardíaco, é da maneira que fico assegurado que tenho um coração à prova de bala! :)

2 comentários:

  1. O ano passado fiz o meu 1º salto de paraquedas, e só posso dizer q n senti esse "receio". saltei e gostei!
    este ano é para repetir (tas convidado).
    quero dentro de algum tempo fazer free fly/Skydiving
    isso sim, é algo q me tira ainda do serio, ser livre como um passaro

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails