sábado, 14 de janeiro de 2012

Para Onde Vai o Dinheiro do IRS


Certamente já se interrogaram sobre o destino que é dado ao dinheiro que contribuimos para o estado sob a forma do IRS. Muito haveria a dizer sobre a excessiva burocracia e complexidade do nosso sistema de impostos, que bem que poderiam/deveriam ser simplificados...

Não seria muito mais justo aplicar uma simples percentagem sobre todos, em vez de se andar com excepções e escalões, e sei lá que mais - muitas vezes convidando a que se manobrem as coisas por forma a "dar a volta" ao assunto? Ou então expliquem-me lá aqueles casos que, por 1€ que seja, passem de escalão, fazendo com que (valores hipotéticos) quem ganhar 999€ pague 20% de imposto, e quem ganhar 1000 já pague 25%?

Mas, voltando ao assunto principal... para onde vai para o dinheiro do IRS?... E é isso que o governo agora nos permite visualizar de forma simples graças a este Para onde vão os seus impostos no portal do governo.



Não só podemos ver a fatia que vai para cada área, como podemos clicar em cada uma delas para ver uma repartição mais pormenorizada... E saber que, por exemplo, na área da protecção do ambiente, a contribuição de um ordenado de 25 mil euros brutos anuais para a secção da investigação e desenvolvimento é de... 0 euros; e de 5 cêntimos para "Serviços religiosos e outros serviços prestados à comunidade".

Vale a pena espreitar...

[via modelo3]

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails