A maioria das pessoas - felizmente - já percebeu que nem vale a pena considerar a autenticidade dos habituais emails de spam que regularmente nos chegam à caixa de correio electrónico.
Qualquer oferta de milhões de dólares, vinda de um banco nigeriano, alguém na China, ou de um sorteio de uma lotaria na qual nem jogaram, é prontamente eliminada sem qualquer consideração.
Mas... e se recebessem um email de um vosso conhecido, dizendo que estava no estrangeiro com a família e que tinha sido roubado e precisava de ajuda para regressar a casa?
Aí o caso torna-se bem diferente... Obviamente tentariam certificar-se que o email era mesmo dele, e não de qualquer outra pessoa a fazer-se passar por ele... mas e se tudo batesse certo?
É esta a última "moda" dos spams, que passam agora a contar com abordagens mais pessoais; e que são lançados a partir de contas de emails cujas passwords são descobertas ou crackadas.
É simples: imaginem que alguém descobre a password da vossa conta de email e a altera; automaticamente ficarão "fechados" cá fora, enquanto o atacante envia estes emails para todos os vossos contactos.
Claro que o bom senso ditaria que tentassem entrar em contacto com a pessoa em questão através de outro meio (telefone, etc.) antes de pensarem sequer em abrir a carteira - mas... fica o aviso. Quando receberem um email, nunca se sabe quem está do outro lado.
(E se têm uma password fácil de adivinhar ou que conste nos dicionários dos programas de "brute-force", alterem-na já, senão estão mesmo a pedi-las!)
terça-feira, 6 de abril de 2010
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Já recebi um destes, supostamente de um amigo meu a pedir dinheiro. Dizia q tinha ido de férias para os EUA, mas tinha sido roubado e precisava de dinheiro para voltar.
ResponderEliminarEstava em português, mas produzido por um tradutor automático. Topava-se ao longe.
E com o acesso ao email dele conseguiram também a password do Facebook e fizeram das suas por lá.
Felizmente lá conseguiu recuperar a sua conta no hotmail.
excelente dos melhores avisos um abraço
ResponderEliminarruibr