quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Gripe A - O Embuste do Século

Parece um título sensacionalista, mas atenção que quem o diz não sou eu (que nem percebo nada destas coisas da saúde) mas sim alguém que tem a obrigação de perceber da coisa:
Wolfgang Wodarg, presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Parlamentar do Conselho da Europa, diz que a Gripe A foi uma falsa pandemia e que é “um dos maiores escândalos médicos do século.”

Como sempre, com uma ameça de pandemia, houve gente que certamente terá apreciado os milhares de milhões de lucro da venda de uma vacina contra uma Gripe cuja maior ameaça era... a possibilidade de sofrer uma mutação e se tornar verdadeiramente perigosa!

Ora, como a única coisa que percebo de mutações são os X-Men da banda desenhada (e que já chegaram ao cinema) imagino que isso não seja uma particularidade exclusiva do vírus da Gripe "A", e que qualquer outro vírus, de qualquer outra Gripe ou qualquer outra coisa, possa sofrer igualmente mutações tão ou mais perigosas.

O que é certo é que sempre me pareceu exagerada a forma como a Gripe A nos foi "vendida". E essa posição era confirmada por alguns médicos com que partilhei essa ideia.
Qualque morte causada pela Gripe A aparecia nas notícias com pompa e circunstância. Ora bem... vamos lá ver... a Gripe A não -que essa raramente mata alguém- a causa de morte era sempre qualquer outra coisa, qualquer problema de saúde que a pessoa já tinha...
Só faltava dizer que a Gripe andava a matar as vítimas de atropelamento em Portugal.

Embora todas as mortes sejam de lamentar, seria interessante que por cada "morte de Gripe A", nos informassem igualmente do número de mortes casuadas pela "Gripe" normal... que suspeito serem de número igual ou superior... mas cujas "complicações causadas em doentes já complicados" não têm direito a aparecer nas notícias. Isso sim... seria dar notícias como devem ser e informar o público: ao invés de desinformar e tentar causar o pânico por interesse de umas quantas multinacionais farmacêuticas.


No entanto, parece que até mesmo quem percebe no assunto tem que gramar com opiniões contrárias de quem também deveria ter a obrigação de perceber do assunto!

Não importa... os milhões que já voaram dos nossos bolsos já não voltam... com ou sem gripe!

11 comentários:

  1. Pois então umas luzes sobre o problema.

    O grande medo da gripe é que ninguém tinha defesas (anticorpos) para este vírus e ele ser bastante virulento. O perigo era bastante real e diga-se de passagem que se calhar as medidas tomadas são as responsáveis por não ter acontecido nada de pior. Não me vou alongar muito sobre isso. Quem me conhece sabe bem que quando isto começou fartei-me de dizer "tanto pânico para quê é ter a higiene normal e nada de maluquisses como andar sempre a desinfectar tudo que isso só faz mal"

    Agora uma coisa que quase ninguém sabe. A maioria das pessoas apanhou gripe A mas foi assintomática. E o maior do problema da gripe A era ficar toda a gente doente ao mesmo tempo e por causa disso haver muitas faltas ao trabalho. Agora dar conversa a pessoas que tentam ganhar vantagens políticas com este assunto é parvoíce.

    ResponderEliminar
  2. Mas é exactamente por isso que achei palhaçada todas as medidas e "pânico implícito" que tentaram criar.

    Como bem disseste, a maioria das pessoas bem pode ter tido uma Gripe A sem sequer saber, ou passando por um vulgar gripe que "passa em poucos" dias... Pronto, nada de mais.

    Se os casos de risco deviam tomar protecções extra? Claro, até aí nada contra - deviam tomar todas as protecções que já deviam ter anteriormente face a outros vírus.

    ResponderEliminar
  3. Mas aí é que está a questão quem criou o pânico formas pessoas. Dando o exemplo de Portugal. As criticas eram ao contrário uns meses atrás. Porque não se fecha a escola? Porque não faz o ministério mais? etc etc. E a ministra sempre a dizer que Portugal estava preparado e para não haver pânico etc etc. E agora querem contar a história ao contrário????

    E Carlos isto não foi um vírus qualquer, o perigo de haver mutação ainda existe e sem defesas nenhumas podia ser uma nova gripe espanhola. O alarme foi do POVO de não dos governantes. E olha que assisti a quase todos os debates que houve.

    ResponderEliminar
  4. Ok, cada um acha o que quiser... A mim pareceu-me tudo demasiado mediatizado e com a política do medo em cima.

    Não me parece que fosse "o povo" a dar alertas de pandemia e outros que tais, nem a exigir vacinas que lhe foram "atiradas" para a frente.

    Mas novamente: são opiniões.
    A única coisa que fiz foi falar com alguns médicos conhecidos (alguns que até estão em "postos elevados" em locais de relevo) e a opinião deles era coincidente com a minha.

    (E não me digas que não foi total palhaçada o circo mediático em torno de cada morte "causada" pela Gripe A... com honras de abertura de telejornais e tudo...)

    ResponderEliminar
  5. Então vais dizer que não houve pandemia??? Esse é o problema porque houve pandemia sim. Felizmente foi com a consequências que se esperava ou seja poucas. E sim foi o Povo que não entendeu o alerta e sim foi útil as vacinas.

    ResponderEliminar
  6. Chama-lhe o que quiseres, mas o que é certo é que a Gripe A foi vendida como se fosse um vírus "mortal", e andava o povo todo cheio de medo disso - quando na realidade, a mortalidade era infinitesimal; e o único verdadeiro risco se baseava na "possibilidade" de o virus sofrer uma mutação.

    E por muito que - quem sabe - explicasse essencialmente a parte do baixo risco, de bastar as regras básicas de higiene, e daquilo ter uma mortalidade quase nula; depois de passar pelos media saia filtrado como: "Mais uma morte da Gripe A! PERIGO! CORRAM! VACINAS VACINAS!"

    Só por isso que acho palhaçada total... Mas como disse... posso ser apenas eu que tenho um sistema imunitário "imune" a estas coisas. :))

    ResponderEliminar
  7. Eu não quero ser chato msa lá está quem fez isso foi o POVO e os mass média porque a OMS e os governos fizeram o contrário.

    Eu sei disso porque tive esta discussão ao contrário uns meses atrás e havia sempre uma pessoa que me dizia - Já pareces a ministra, não há problema nenhum isto não é nada pois eu tenho muito medo -mais coisa menos coisa. Carlos, as pessoas não sabem ouvir, não sabem ler, não sabem informar e incluiu os médicos aí. As informações oficiais não eram essas.

    Ous

    ResponderEliminar
  8. Pronto, para concluir: a verdadeira "gripe" foi da (falta de) informação dos Media! :)

    ResponderEliminar
  9. Pessoalmente considero que foi a formalização da pandemia pela OMS que provocou isto, não foram os media, que todos nós sabemos utilizam tudo o que podem para cativar as atenções, mas não foram eles k inventaram isto.

    Poderam ler por todo o lado as historias de que a gripo foi desenvolvida em laboratório, de que tudo isto não passou de uma forma de revitalizar algumas areas de economia, ou outros pontos de vista.

    Conclusão, basicamente precisavamos de ter cuidado com a higiene pessoal, e não de medidas extras, talvez fosse necessario algo assim para as pessoas tomarem atenção, talvez não, nunca saberemos, seja como for eu pertenço aos grupos de risco e recusei tomar a vacina, até hoje, com sorte ou não, ainda nada me aconteceu.

    ResponderEliminar
  10. Posso dar-te um link para veres.

    Gripe sazonal - 500 mil mortes ano na união europeia
    http://www.correiodomontijo.com/index2.php?option=com_content&do_pdf=1&id=2367

    Ora eu não encontro dados sobre a gripe A, mas duvido que tenha sequer lá chegado perto.

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails