sexta-feira, 10 de julho de 2009

Juros Descem, Spreads Sobem

Uma das poucas consequências positivas da chamada "crise", que a maioria dos Portuguese poderia apreciar, seria a queda acentuada dos juros para mínimos históricos.

No entanto, é preciso não esquecer que estamos em Portugal... uma terra onde qualquer boa notícia tem que rapidamente ser aniquilada - não vá o povo ficar mal habituado!

E como tal, os Bancos (esses coitadinhos, que estão à rasca para sobreviver, independentemente de todos os milhares de milhões de lucros que têm ao longo dos anos) têm que aproveitar para repôr a justiça financeira e aumentar os spreads - ou seja, a parte que lhes vai directamente para o bolso.

Segundo as contas feitas pelo jornal Destak, uma aumento do spread de 0,5 para 2,0% pode representar um acréscimo anual de mais 1400 euros (para o caso de um empréstimo de 150,000 Euros a 30 anos).


Mas pior que tudo, os bancos estão a usar alguns subterfúgios algo obscuros para aumentar o spread aos cliente que actualmente usufruem de condições mais vantajosas: tal como alegar que o cancelamento de um cartão de crédito, feito há anos atrás, é motivo para que percam o tal spread contratado inicialmente.

Mantenham-se atentos aos vossos extractos bancários e às vossas prestações da casa... que senão, sem darem por ela, começam a vê-la a aumentar, mesmo com os juros a descer!

4 comentários:

  1. Freequentemente o spread desce quanto maior o número de serviços que utilizas nesse banco.
    O cartão de crédito e os pagamentos por transferência são os mais habituais.
    Se cancelares o cartão de crédito podes passar a ter um numero de serviços que só te dá acesso a outro valor a diminuir no spread.Fiz-me entender? Já é sexta está dificil.
    O que te provavelmente te poderiam dizer é que bastava passares a fazer mais um pagamento qualuqer e ficava tudo na mesma. Ou então explicarem-te as coisas como elas são e quais as "regras do jogo".

    ResponderEliminar
  2. Eu não percebo destas coisas, mas o que eu sei é que a minha prestação baixou quase 50€. Talvez seja uma das sortudas.

    ResponderEliminar
  3. @Ulis
    Sim, estou perfeitamente consciente disso; não estava a falar de algo que me tivesse acontecido - felizmente já passei essa fase de ter que me preocupar com juros e spreads. :)

    Mas acho "imoral", os bancos andarem agora a procurar "detalhes" para justificar aumentos dos spreads a clientes que já tinham cancelado certos serviços há anos, sem terem sido penalizados na altura.


    @Stonezinha

    Pois isso é que interessa, enquanto for a descer! :)

    ResponderEliminar
  4. Sim, eu compreendo a injustiça da situação. É bem verdade que os bancos roubam e bem a descarada e ninguem faz, ou não pode fazer, nada contra isso. Infelizmente ainda precisamos deles, pois o tempo de guardar o dinheiro debaixo do colchão já lá vai.

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails