quarta-feira, 12 de março de 2008

Gasolina sempre a Abrir

Já andava há umas semanas a divertir-me. Sempre que passo numa Galp a caminho do emprego, instintivamente olho para o preço do gasóleo... e estava à espera do dia em que o preço passasse a barreira do 1,25 Eur.

Uns dias subia, outros dias descia, mas hoje finalmente é dia de comemoração: hoje de manhã o gasóleo chegou aos 1,252 - mas como o que interessa é facturar, à tarde já estava a 1,257.

Sabem aquela piada em que o pessoal está a meter gasolina, e quando for pagar o preço já subiu? Por este andar vai deixar de ser piada mais cedo do que pensavamos.

Mas o que interessa é que a barreira dos ",25" centimos já lá foi, e agora vou divertir-me a esperar pelo dia em que chegará aos ",50" - o que não deve tardar muito.
(Algo que facilmente se pode prever pela tendência a que se tem assistido.)


Apenas gostava de saber quem é que aceita que haja dois pesos e duas medidas...

Sempre tivemos que pagar tudo em dólares, mesmo que o escudo/Euro valesse 0,0001 dólares. Ninguém nos fazia descontos ou perdoava dívidas... era pagar e mais nada.

Mas, agora que o dólar não vale nada, dámo-nos ao luxo de pagar em Euros bastante mais do que pagam os americanos em dólares. Por este andar os produtores de petróleo deixam de vender aos EUA, porque ganham muito mais em vender só à Europa.

Como é que ninguém se parece incomodar com esta situação? Somos todos gaijos ricos que não se importam de pagar mais uns trocos aos produtores!?!


Não se pense com isto que eu sou a favor de manter os combustíveis fósseis - muito pelo contrário. Mas o que é certo que nenhum construtor tem os tomates de mandar um veículo puramente eléctrico para a rua. Temos uns supostos "híbridos" que gastam tanto ou mais que um veículo normal. Mas mais que isso... é tudo protótipos, e estudos, e sei lá que mais.

Custava muito a Smart lançar um modelo eléctrico? Mesmo com autonomia reduzida, 100Km ou isso, era suficiente para o uso diário que muita gente lhe dá.

Parece-me que o problema é que interessa a muita gente continuar a vender o petróleo em euros. Os chamados petro-dólares já lá vão... é época dos petro-Euros!

8 comentários:

  1. És grande! Boa articulação neste artigo.
    Só te faltou ponderar se ainda continua a ideia que se justifica comprar veículos a gasóleo.

    É que por este caminho os preços vão ser tão equivalentes que fará meio país pensar:
    Porque razão comprar um carro a gasóleo se o mesmo modelo mas a gasolina custa uns bons milhares menos?

    ResponderEliminar
  2. De preferência compravamos nem compravamos nenhum automóvel - fazia-se boicote.

    Como é possível termos que pagar bastante mais por míseros carros utilitários ou pequenos familiares do que, por exemplo, os nossos vizinhos espanhóis; quando os nossos ordenados são bastante inferiores aos deles?

    Onde está a livre cicrulação de bens e a suposta "igualdade" europeia?

    Não tendo os ordenados de um trabalhador alemão, ao menos que tivessemos o direito de comprar um autmóvel ao mesmo preço que ele; era o mínimo que se podia pedir, não?

    Mas parece que não, é ganhar menos e pagar mais - que assim é que é bom para os "portuguesinhos"!


    Faz-me lembrar aquela experiência do sapo dentro de uma panela com água:
    - se o atirarem lá para dentro com a água a ferver, ele salta imediatamente cá para fora.
    - no entanto, se o puserem lá dentro com a água fria, e a aquecerem lentamente até que ferva, o sapo é cozido vivo.

    Aqui, como já nos "aqueceram" lentamente até estarmos tão habituados a ser roubados... já podem fazer tudo e mais alguma coisa que ninguém reclama.


    Onde é que já uma dúzia de anos, se admitia que de um dia para ou outro, ou no espaço de uma semana houvesse tais variações nos preços dos combustíveis?
    (E estranhamente só varia para cima, independentemente do valor do euro/dólar)

    Para isso que nos atirem logo para dentro de uma panela a ferver, e que ponham o preço a 5, ou 10, ou 50 Euros por litro - que ao menos as pessoas vêem logo que têm que arranjar outra alternativa.

    Agora, da forma que está, é mesmo espremerem até ao fim os portugueses.

    E que não me venham dizer que a culpa é das conjecturas internacionais, porque se há postos a oferecer descontos de 5 e 7 cêntimos, é sinal que eles têm margem de manobra para evitar estas " flutuações".

    ResponderEliminar
  3. Só por mera informação, ontem a BP tinha o gasóleo a 1.263.

    Em compensação a gasolina estava a 1.390. Admite-se???

    Não a boicotem não!!!

    Eu por mim continuo a meter gasóleo a 1.149 enquanto a mina durar...
    Eleclerc meus filhos!

    ResponderEliminar
  4. meus filhos??? mas estás a começar alguma religião é?? ;P

    Eu estou bem lixado, que ainda faço uns bons quilómetros por mês... seca... vou começar a ir para o trabalho de parapente... parece-me bem! :D

    ResponderEliminar
  5. Eu também já tenho a «doença» de, sempre que passo por uma bomba, ollhar para o preço do gasóleo... A minha referência é a Repsol, porque é onde passo todos os dias. E aqui há mês e meio vi uma descidita, aí para 1,17. E agora, numa semana, vi aumentos diários até aos 1,24 (ontem). De facto, quando se fala em baixa, reduz-se 3 ou 4 cêntimos; quando se fala em alta, aumenta-se logo 7 ou 8. Assim não há ordenado que aguente.

    Por enquanto tenho abastecido no Jumbo de Alfragide, que da última vez andava pelos 1,14 - encho sempre o depósito (85l.), porque com os aumentos constantes fico sempre a ganhar qualquer coisita... Mas isto não pode continuar, ou se faz um boicote a sério ou alguma entidade superior tem de pôr um travão a esta pouca-vergonha. Não há um «entidade reguladora» qualquer (agora há tantas) que regule isto?

    E já agora, parece que no Brasil já recorrem e muito ao biodiesel - quando é que se começa a investir nisso por cá?

    ResponderEliminar
  6. @Vespinha

    Eu também é Repsol - mas só pelo simples facto que há segunda feira fazem um desconto de 5 cêntimos/L aqui em Espinho.

    85 Litros? Gostava de ver essa tua "vespa"! :)

    Entidade reguladora havia dantes, quando tinhamos preços máximos afixados pelo Estado. Toda a gente andava feliz e contente pelo mercado ser liberalizado - esquecendo-se do facto que eles sempre foram livres pra baixar o preço, o que estava regulado era o preço *Máximo*!
    Foi o que se viu.

    De qualquer maneira, seria sempre insustentável manter um preço máximo com o petróleo a subir como tem subido.

    Quanto ao bio-diesel, já levas com ele sem saber.

    Sempre fo permitido usar uma pequena percentagem dele no gasóleo, percentagem essa que ia ser (ou já foi) aumentada. No entanto, quem é vai lucrar com isso? As gasolineiras/refinarias.

    Eles metem mais percentagem de "óleo" no produto final, poupam dinheiro, ainda recebem benfícios por isso, e tu continuas a pagar o preço inflaccionado que eles muito bem entenderem.

    Não é de estranhar que muita gente comece a atirar óleo baratucho pra dentro do depósito. Em carros a gasóleo "dos antigos", há gente a usar misturas 50%/50% sem que notem diferenças de rendimento.

    Usando óleo de 0,80 Eur/Lt, a 50%, traz o custo do litro de "mistura" para valores de um euro. E a poupança será cada vez maior à medida que o preço do gasóleo continuar a subir.

    Portanto, não se surpreendam se cada vez mais começarem a cheirar a "fritos" nas nossas estradas.

    (E estamos a considerar óleo "novo", se arranjarem óleo "de deitar fora" de borla, desde que filtrado - que é considerado desperdício e não tem "valor", então aí...)

    ResponderEliminar
  7. Hoje na BP da IC19 - €1,263 o litro - e a Repsol também aumentou de ontem para hoje.

    Pois são 85l porque é um Discovery... A Vespa leva bem menos... Já li umas coisas sobre reciclagem de óleos usados em discoverys, mas parece que o processo é complicado e implica uma certa logística porque aquilo é um bocado caseiro...

    Agora a sério, onde é que isto vai parar?

    ResponderEliminar
  8. Não vai parar até que os "interessados" vejam que não dá pra espremer mais os consumidores...

    E depois anunciam uma qualquer noca tecnologia revolucionária... e seja ela qual for, com carros eléctricos, a ar, ou a água, vais ver que o preço desses novos "combustíveis" vai logo sofrer aumentos astronómicos, para o pessoal não se desabituar da chulice que tantas décadas eles demoraram a implantar.

    Bem, deixa-me ir comprar um bicicleta antes que eles inflacionem o preço delas também!

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails