quinta-feira, 7 de fevereiro de 2008

RIAA-se dos Artistas

Esta é uma daquelas coisas que até teria piada se não fosse a sério.

Quem é que ainda não ouviu falar da RIAA? Aqueles tipos que andam desesperados a perseguir todos os pobres desgraçados que tenham ousado descarregar um mp3 da Internet, em defesa dos direitos dos artistas.

Ora, o problema é que a RIAA, apesar de estar sempre a acenar com os direitos dos artistas enquanto processa os alegados piratas, está mas é a tentar a manter o esquema decadente da Indústria musical. E a prova, para quem ainda pudesse duvidar disso, está aí de forma inequívoca: a RIAA quer que a percentagem dos royalties que vai para os artistas por cada download digital seja reduzida!

Aparentemente, a RIAA acha que as companhias discográficas não estão a ganhar dinheiro suficiente, e que os artistas são demasiado beneficiados.

Ou seja, os 13% actuais que os artistas recebem, são claramente um exagero! Afinal, que valor tem compôr, interpretar e gravar uma música ou um álbum, que depois vai ser vendido a milhões de pessoas? Segundo a RIAA, 9% são mais que suficientes e justos.

91% do lucro por disponibilizar uma música na Internet? Conheço meia dúzia de sites que lhes fariam isso de borla...


No entanto, se pensam que a RIAA é uma cambada de gatunos (do qual ninguém duvida) , esperem até ver o que dizem alguns vendedores online como a Apple e o Napster: segundo estes, 4% para os artistas é a taxa ideal.

Eu só me admiro por haver artistas que aceitam coisas destas - embora cada vez mais vejamos artistas de renome a dar à sola, e a lançarem-se em projectos diferentes de distribuição directa.

Feitas as contas, se em vez de 10% receberem 100%, até podem vender 10 vezes menos músicas para lucrarem o mesmo!

Mas realmente, percebe-se porque razão a "indústria" está tão desesperada por perder as suas galinhas dos ovos de ouro. Com margens de lucro destas, não é de estranhar as figuras tristes que se têm visto por aí.

via [Hollywood Reporter]

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails