quarta-feira, 23 de dezembro de 2015

David Duarte e o azar de ir para o Hospital ao fim-de-semana


Ainda recentemente falamos do risco de morte mais elevado por se dar entrada num hospital ao fim-de-semana, e eis que infelizmente temos agora um caso que mostra que essa realidade não é meramente estatística, mas tem rosto, e família, e vem acompanhada por uma enorme raiva e frustração.

David Duarte tinha 29 anos e morreu no Hospital de São José, em Lisboa, de 13 para 14 de Dezembro (de Domingo para Segunda), depois de lá ter chegado na sexta-feira, porque a equipa médica que o poderia operar e potencialmente salvar a vida, não está de serviço ao fim-de-semana.

Seria grave estarmos num país onde alguém que necessitasse de ajuda médica não conseguisse chegar ao Hospital por o Hospital mais próximo estar a mais de 150Km de distância. Seria grave estar num país onde um cirurgião cansado cometesse um qualquer erro durante a operação que pudesse matar o paciente. Mas mais grave ainda será certamente conseguir chegar ao Hospital, com um problema que (imagina-se) poderia ter sido resolvido... e não o ser porque se teve o azar de lá chegar ao fim-de-semana.

Ficará para sempre a interrogação de como as coisas poderiam ter sido se, em vez de isto se ter iniciado numa sexta-feira, tivesse acontecido numa terça-feira ou quarta-feira... E o desejo de que, talvez num futuro não muito distante, se possa tornar irrelevante o dia em que se entra num Hospital, a nível das probabilidades de poder de lá sair com vida.

1 comentário:

  1. A verdadeira vergonha do nosso pais e da bosta de governantes que temos.
    Se em vez de gastarem dinheiro a salvar BES e BANIF's se usassem os nossos impostos para pagar aos funcionários para fazerem o seu serviço era bem mais util.

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails