segunda-feira, 6 de julho de 2015

Santander começa a cobrar por transferências... mesmo nas caixas MB?


São cada vez mais raros os bancos que não cobram pelas transferências feitas, e agora o Santender tem surpreendido alguns clientes com a cobrança das ditas taxas... mas levando a coisa mais além e cobrando-as mesmo quando são feitas através das caixas Multibanco.

A cobrança pelas transferências feitas usando-se as plataformas dos bancos, por muito ilógicas que sejam (estamos a fazer todo o trabalho por eles) já se tornou numa coisa habitual. Mas até ao momento as transferências feitas por via das caixas Multibanco tinham estado a salvo destas taxas adicionais - coisa que o Santander parece querer alterar... e fazendo-nos pensar que em breve outros bancos o façam também.

Facilmente se percebe que com estas tácticas as pessoas recorram cada vez mais a fazer pagamentos "em dinheiro" (e já se imagina que, mais dia menos dia, voltam a surgir as tentativas de cobrar comissões pelos levantamentos de dinheiro)... e com maior movimentação de dinheiro vivo voltam a surgir as maiores tentações para evasões fiscais.

... Os bancos já cobram despesas de manutenção, já cobram pelos cartões, já cobram por tudo e por mais alguma coisa. Será mesmo necessário recorrer a estas tácticas para irem rapar mais o tacho? Eu já saí de um banco por cobrarem comissões que achava abusivas... e não terei problemas em voltar a fazê-lo se algum deles me começar a cobrar taxas pelas transferências feitas no MB!


Rectificação: o Santander já veio clarificar que, actualmente, (ainda?) não está a cobrar pelas transferências feitas no MB. É possível que a origem deste engano tenha tido origem numa qualquer outra taxa que tenha sido cobrada ao leitor que se queixou na nossa mailing list.

2 comentários:

  1. Boa tarde Carlos Martins,
    As transferências efetuadas em ATM estão isentas de comissões, isto é, atualmente o Banco Santander não cobra qualquer comissão nas transferências efetuadas em ATM’s. Obrigado, Rui Pereira

    ResponderEliminar
  2. Então pergunto ao Santander, e uma vez que andaram a incentivar os clientes a usar a internet/app tornar a vida mais facil com as novas tecnologias, porque a cobrança quando a transferência é feita online?
    Carla Carvalho

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails