quinta-feira, 30 de julho de 2015

Alemanha desperdiça milhares de milhões em Aeroporto "à portuguesa"


Não é só em Portugal (e Espanha) que se cometem grandes barracadas com os aeroportos. Também na muito exemplar Alemanha há casos que comprovam que a realidade supera a ficção, com um suposto aeroporto que deveria ser de referência a ser também um autêntico poço sem fundo que vai comendo centenas de milhões de derrapagem.

O aeroporto de Brandeburg, construído para apoiar a capital alemã, tem sido uma verdadeira história dos horrores, não faltando sequer algumas tentativas de desenrasque à portuguesa (que infelizmente, por lá não passaram). Quando o complexo aeroporto estava a ser vistoriado para obter as certificações necessárias, descobriu-se que o sistema de alerta de incêndios não estava a funcionar devidamente - tendo sido dito que isso seria resolvido (e mantendo-se a data de inauguração, com toda a pompa e circunstância).

Só que chegada a data, o sistema continuava sem funcionar, e a solução proposta pelo director do projecto era a de colocar 800(!) pessoas espalhadas pelo aeroporto, com walkie-talkies, para que servissem com detectores humanos de incêndio!

Se calhar, por cá até teria passado, mas por lá a coisa não colou, e organismo de certificação mandou cancelar a inauguração... para mais uma barretada no meio de tantas outras que têm acompanhado esta obra - que vai custando mais de uma dezena de milhões por cada mês que passa. Bem, se calhar há uns chineses que até não se importam de ficar com o aeroporto por 10 mil euros.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails