quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Suiça poderá ter rendimento mínimo garantido de 2080 euros para todos os cidadãos


Que vos parece a ideia de poderem receber mais de 2000 euros mesmo que não façam nada? Poderá parecer utopia (não para aqueles que por cá já recebem o rendimento mínimo garantido), mas é o que irá a votos na Suiça, onde será votada uma proposta de lei que pretende que todos os cidadãos possam contar com um mínimo de 2080 euros (2500CHF) mensais.

Antes de mais é preciso relembrar que 2000 euros na Suiça não são "uma fortuna", por lá um ordenado médio andará nos 4000, 5000 e mais euros. E por outro lado é preciso também relembrar que a mentalidade deles é bem diferente da nossa.

Por cá, oferecer 2000 euros a cada português seria meio caminho andado para tornar Portugal num país onde todos estariam na praia e nos shoppings, onde as poucas lojas que ainda pudessem estar abertas teriam que pagar ordenados milionários aos empregados para que eles não se juntassem aos que andassem a passear. Mas numa sociedade onde há um maior sentido cívico, não digo que uma coisa destas não pudesse funcionar - se se garantissem formas de o fazer de forma sustentável.

Em vez de se perder inúmeros recursos com burocracias e complicações de apoios sociais, sempre com a questão de quem tem/não direito; de quem merece/não merece; uma medida deste tipo seria simples e igual para todos - e seria um enorme alívio para tirar da cabeça de todos o flagelo (e muitas vezes a ameaça pendente) de que se poderia ficar desempregado e ficar numa situação nada compatível com a que se espera de uma sociedade dita civilizada.

Vamos lá ver se a lei passa ou não... e quais serão os seus efeitos caso vá mesmo para a frente.

2 comentários:

  1. Vou aproveitar para deixar um comentário um pouco off-topic, sem qualquer provocação.
    Dizer que "a mentalidade deles é bem diferente da nossa" no que diz respeito à utilização que daríamos ao dinheiro, é como dizer que os Alemães são mais produtivos que os Portugueses, ou seja, é uma falácia. Quem está no estrangeiro percebe perfeitamente que todos os preconceitos que nos são vendidos em Portugal, apenas servem como desculpa para baixar os salários e aumentar as horas de trabalho. Os desafios são os mesmos, a eficiência é a mesma, com a vantagem de que nesses países, onde a "mentalidade é diferente", as pessoas têm tempo para a família e para a vida pessoal, porque efectivamente trabalham as horas que lhes pagam e não mais do que isso.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tiago, muitas coisas serão preconceitos, outras são a simples constatação da realidade:
      Passa 30s em qualquer cidade portuguesa; passa 30s em qualquer cidade suiça; e diz-me se as diferenças não saltam à vista. E refiro-me a coisas tão simples quanto o atravessar das estradas, o atirar o lixo para o chão, a tudo e mais alguma coisa... que mostra bem que é mesmo uma questão de mentalidades e educação (ou falta dela.).

      Eliminar

Related Posts with Thumbnails