sexta-feira, 25 de julho de 2014

EUA - um país que não é obrigado a cumprir a sua própria Constituição?


Se alguém nos disser que os cidadãos dos EUA não estão protegidos pela Constituição do seu próprio país, poderíamos achar que era uma piada. Infelizmente... não é piada, e é algo que afecta mais de metade da população.

Nos EUA existem zonas chamadas de "Constitution-Free Zones", em que os direitos fundamentais dos cidadãos ficam sem efeito. Estas zonas foram criadas para lidar com os potenciais problemas nas fronteiras, permitindo que as autoridades possam fazer buscar ou interpelar quem muito bem entenderem, sem necessitarem de qualquer tipo de justificação ou causa provável.


O problema é que estas zonas se estendem por 160Km para o interior do país a partir das fronteiras, cobrindo assim as mais povoadas zonas costeiras, e afectando quase 200 milhões de americanos (quase dois terços da população). São 200 milhões de americanos que podem assim ser sujeitos "legalmente" a todo o tipo de abusos que qualquer agente decida fazer: como estarem sujeitos a ser abordados e revistados sem qualquer motivo.

... Sinceramente, não imaginava que algo como isto fosse possível num país dito "livre" e "democrático"!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails