quinta-feira, 5 de junho de 2014

Ol-á em sari-lhos com os hí-fenes


Que frequentemente se encontram palavras mal escritas em comentários, mensagens, e outras coisas que tal - poderá entristecer todos os que gostam da sua língua, mas poderá talvez desculpar-se; sendo possível até trata-se de um mero lapso (eu que o diga, que com as pressas e o "multitasking" cerebral, também não estou imune). Mas quando se tratam de erros "de palmatória" e que chegam ao final de uma campanha de marketing e publicidade, ainda por cima com erros repetidos, a coisa torna-se um pouco mais caricata. Foi o que se passou com a Olá e os "hífenes".

Nuns cartazes da Olá, muitos portugueses, ficaram surpreendidos ao encontrar pérolas gramaticais como "ganhas-te" (em vez de ganhaste) e "experimentas-te" (em vez de experimentaste).

A Unilever, empresa a detém a Olá, já mandou retirar estes cartazes, que tinham sido feitos para promoção no dia da criança - mas não se livra de "gramar" com as repercussões durante mais algum tempo (até que a atenção da internet se volte para qualquer novo fenómeno).

Seja como for, vem no mínimo colocar em causa o estado da educação no nosso país, e onde infelizmente este tipo de erros surgem de forma cada vez mais frequente, mesmo entre pessoas que (supostamente) terão cursos superiores, e - como aqui se viu - estão na área da comunicação. Mas num país onde também os nossos governantes, tiram cursos ao Domingo ou em circunstâncias altamente duvidosas que nunca se chegam a esclarecer... talvez o melhor seja mesma fazer de conta que tudo vai bem, e que esta nova modalidade de uso dos hífen até faz parte do novo acordo ortográfico.


2 comentários:

  1. E parece que agora a Imaginarium está com o mesmo problema... Usarão a mesma agência? Mas depois não terão cabeças pensantes para (des)aprovar os textos.

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails