sábado, 21 de junho de 2014

Fruta Feia ajuda fruta a escapar às normas de beleza


Já sabemos que a sociedade actual tem um fascínio pela imagem, e que alguém que apareça em qualquer tipo de publicidade tem que ter seguir um padrão estético definido como "desejável". Só que essa ideia de que a imagem representa a qualidade estende-se bem para além dos rostos bonitos dos modelos... e também afecta... a fruta.

Na ânsia de tudo regulamentar e uniformizar, existem regras bem apertadas que fazem com que o sabor não seja sequer um parâmetro para que um produto chegue às lojas. Uma loja poderá vender um saco de maçãs que não sabe "a nada", desde que estas tenham as dimensões e cores "aprovadas". O projecto Fruta Feia está a tentar combater este flagelo, que faz com que toneladas de comida sejam desperdiçadas por não estarem em conformidade com os padrões definidos.

Quem ainda tem a sorte de poder ter um terreno com algumas árvores de fruto saberá melhor que ninguém que por vezes a fruta mais "feia" é aquela que tem melhor sabor. O projecto Fruta Feia não vai ao ponto de garantir que a sua fruta é melhor que a das lojas, mas pelo menos combate o desperdício e disponibiliza esta fruta a um preço mais acessível do que a fruta bonita.

Com tanta gente a passar fome no mundo, só me interrogo porque motivo os burocratas, quando pensam nestas regras de selecção "de beleza", não pensam igualmente numa forma de aproveitar da melhor forma a percentagem de alimentos que será rejeitada - da mesma forma que se apressam a colocar datas de validade em tudo, mas não se preocupam em exigir que esses produtos sejam disponibilizados a preços reduzidos, ou qualquer outro método que evite que tanta comida, ainda em estado aproveitável, vá para o lixo.

1 comentário:

  1. Posso estar enganado mas a fruta tem categorias, conforme a "beleza" entre outras coisas, se estiver abaixo de uma determinada categoria é usada para sumos, yogurts, etc. Não é propriamente deitada ao lixo.

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails