sábado, 6 de julho de 2013

Igualdade para Todos


Recebido via email sem referência ao autor original:

Um professor de economia de uma universidade americana disse que nunca tinha reprovado um único aluno, até que certa vez reprovou uma turma inteira. Essa turma tinha insistido que o socialismo realmente funcionava: com um governo que distribuiria a riqueza garantindo que ninguém seria pobre e ninguém seria rico, tudo seria igualitário e justo.

O professor então disse, “Ok, vamos fazer uma experiência socialista nesta classe. Em vez de dinheiro usaremos os resultados dos testes como referência.” Todas as notas seriam concedidas com base na média da classe e portanto seriam ‘justas’. Todos receberão as mesmas notas, o que significa que em teoria ninguém será reprovado, mas também fará com que seja praticamente impossível que alguém receba uma nota  “A”.

Após calculada a média do primeiro teste todos receberam “B”. Quem estudou com dedicação ficou indignado, mas os alunos que não se esforçaram ficaram muito felizes com o resultado.

Quando chegou a altura do segundo teste, os preguiçosos estudaram ainda menos – esperando tirar boa nota de qualquer forma. Já aqueles que tinham estudado bastante no início, resolveram que eles também se aproveitariam do sistema. O resultado piorou, com a média das notas a descer para “D”. Ninguém gostou.

Depois do terceiro teste, a média baixou ainda mais para a pior classificação possível: “F”. As notas não voltaram a subir, mas as desavenças entre os alunos, acusações de culpas e insultos, passaram a fazer parte da atmosfera das aulas daquela classe. A busca por ‘justiça’ dos alunos tinha sido a principal causa das reclamações, inimizades e senso de injustiça que passaram a fazer parte daquela turma. No final das contas, ninguém queria mais estudar para beneficiar o resto da sala. Portanto, todos os alunos repetiram aquela disciplina… Para sua total surpresa.

O professor explicou: “a experiência socialista falhou porque quando a recompensa é grande o esforço pelo sucesso individual é grande. Mas quando o governo elimina todas as recompensas ao tirar coisas dos outros para dar aos que não batalharam por elas, então ninguém mais vai tentar ou querer fazer seu melhor. Tão simples quanto isso.”

  1. Você não pode levar o mais pobre à prosperidade apenas tirando a prosperidade do mais rico;
  2. Para cada um recebendo sem ter de trabalhar, há uma pessoa trabalhando sem receber;
  3. O governo não consegue dar nada a ninguém sem que tenha tomado de outra pessoa;
  4. Ao contrário do conhecimento, é impossível multiplicar a riqueza tentando dividi-la;
  5. Quando metade da população entende a ideia de que não precisa trabalhar, pois a outra metade da população irá sustentá-la, e quando esta outra metade entende que não vale mais a pena trabalhar para sustentar a primeira metade, então chegamos ao começo do fim de uma nação.


Claro que, como sempre, devemos considerar algumas excepções a esta "lição" - como quando temos 1% da população a definir as regras pelas quais os restantes 99% se devem guiar, com benefícios desproporcionais para eles próprios.

3 comentários:

  1. 1º é um fake

    2º o professor é que chumbava porque não entende o que é socialismo

    Um email perigoso porque é um grande falácia.

    ResponderEliminar
  2. Many critics have maintained that if anyone in the original scenario were to receive a failing grade, it should have been the economics professor who clearly didn't understand the difference between socialism and communism. Socialism is a system that advocates social ownership of production and distribution, not an equal distribution of resources to all citizens regardless of their efforts. (The socialist motto "To each according to his contribution" reflects the principle that members of a socialist society are still be rewarded based on how much they contribute to society, not on some more egalitarian basis.) Communism, not socialism, advocates the principle of distributing resources based on an individual's need rather than on his level of contribution to society (as expressed in the motto "from each according to his ability, to each according to his need").

    Felizmente há quem fale melhor que eu por isso colei,

    Origem: http://www.snopes.com/college/exam/socialism.asp

    ResponderEliminar
  3. Realmente quando li o post também me paraeceu um pouco estranho, já tinha lido essa "fábula" mas era aplicada ao comunismo.
    Os copy/pastes depois fazem isto. É ditado velho, quem conta um conto...

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails