sexta-feira, 22 de março de 2013

Os Nomes Mais Registados em Portugal em 2012

Não há dúvidas... os Portugueses gostam mesmo dos nomes mais tradicionais. Na lista de nomes mais registados em Portugal em 2012, o top 10 é o seguinte:

  1. Maria
  2. Matilde
  3. Leonor
  4. Rodrigo
  5. Martim
  6. João
  7. Afonso
  8. Mariana
  9. Beatriz
  10. Gongalo

E ter em atenção que Maria está no primeiro posto confortavelmente instalado, pois conta com 4938 registos - mais do dobro do segundo classificado (Matilde) com 2393. Imagino que o facto de Maria poder ser usado tanto para pessoas do sexo feminino como masculino (por ex. João Maria) possa também ter contribuído para esta situação.

Mas indo pela lista abaixo... lá para o final, quando começamos a ter nomes que foram registados apenas um ou duas vezes, começamos a encontrar coisas verdadeiramente caricatas (e assustadoras).

Se ao descobrirmos que em 2012 nasceram três "Apolo" em Portugal não assusta, o que dizer das pobres crianças que levam com nomes como: Fatema, Simrat, Shoxruz, Eros, ou Habacuque?
Temos também uma Suzana (sinceramente, até pensei que fossem mais), e ainda uma Crisleina e um que vai dar raia... pois é mesmo esse o seu nome, Raia.

Ramona, Bineta, Biana e Bebiana? Sim, temos um de cada.

E não sei se por influência do Ferrero Rocher... também poderão gostar de saber que em 2012 ganhamos dois novos Ambrósios. E, Nabokov também ficaria orgulhoso, por saber que Portugal tem mais uma Lolita.

Enfim... nomes para todos os gostos e feitios...

1 comentário:

Related Posts with Thumbnails