terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Os Feridos "Levezinhos"

Infelizmente, ontem assistimos a uma colisão frontal de comboios na Granja do Ulmeiro (inicialmente até fiquei assustado ao pensar que fosse na "Granja" aqui mesmo ao lado) - felizmente sem vítimas mortais ou feridos graves. Mas no entanto, o que me aqui traz hoje não é tentar perceber como é possível que este tipo de acidentes continue a acontecer em pleno século XXI, com toda a tecnologia que temos ao nosso dispôr, e onde até já temos automóveis capazes de detectar veículos e pessoas à sua frente em risco de colisão, e travar sozinhos; mas sim perceber em que raio de altura é que se achou que a designação abaixo de feridos graves seria... feridos leves.

Feridos leves!?! Mas isso é o quê? Feridos que pesem menos de 50Kg? E se for uma pessoa com 150Kg, continuará a ser um ferido leve ou será promovido a ferido pesado?

Sinceramente, não compreendo como terá pegado esta moda, quando anteriormente já se tinha uma designação bem adequada: de feridos ligeiros.

Poderá não passar de um preciosismo, mas parece-me mais lógico dizer que alguém tem ferimentos ligeiros do que "tem ferimentos leves".

... Serei só eu?

7 comentários:

  1. Vem de "levemente ferido", que pra mim faz mais sentido que "feridos ligeiros". E se o gajo estiver parado? Continua a ser ligeiro ou passa a ser lento? Estático? Nem todos são ligeiros. Vide o nosso Presidente da República.

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Uma vez que um dos significados de ligeiro é precisamente "leve", não podes ter motivos de queixa. ;P
      http://www.priberam.pt/dlpo/default.aspx?pal=ligeiro

      Eliminar
    2. pronto, resolveste o problema de semântica de nós os dois ao mesmo tempo =P hehe um abraço pra ti e uma careta pró teu rebento

      Eliminar
  2. Não foi uma colisão frontal...
    "Um comboio Intercidades que seguia no sentido Lisboa-Porto bateu, à entrada da estação de Alfarelos, nas traseiras de um comboio regional que seguia do Entroncamento para Coimbra." [http://www.publico.pt/portugal/noticia/choque-entre-dois-comboios-perto-de-coimbra-1581553#/0]

    ResponderEliminar
  3. O sistema convel não deveria ter deixado que isto acontecesse, o sistema tem segurança tripla sobrepondo-se à falha humana. Estou deveras interessado em saber a explicação para o acidente.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que entretanto fui aos fóruns da especialidade e o IC deveria ter passado ao lado do IR, mas passou foi por cima, parece-me erro da agulha, e o sistema de segurança deve ter accionado mas o«um comboio não para em poucos metros, aliás para tão pouca gravidade é porque quase de certeza já vinha em travagem de emergência.

      Eliminar

Related Posts with Thumbnails