quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Liberdade de Expressão ou Difamação?

Até onde vai a liberdade de expressão e a partir de que momento se pode tornar difamação? Essa é uma pergunta que poderá sair bem cara a quem estiver no lado perdedor da decisão dos tribunais, como parece ter acontecido neste caso, de uma mulher que foi condenada a mudar o seu relato sobre uma empresa no site Yelp, e que está a ser processada pelo valor de $750 mil dólares.

A mulher deixou uma relato bastante negativo sobre uma empresa de contrução quanto às obras que tinham feito em sua casa, acusando-os até de terem roubado algumas das sua jóias.

Chegado o caso a tribunal, a mulher foi obrigada a remover a referência às acusações de roubo, tendo deixado apenas as questões de "opinião". O acusado diz no entanto que esta "review" terá sido suficiente para lhe estragar a reputação e afugentado negócios de valor superior a $300 mil dólares.

Agora a questão é... quem é que terá razão no meio disto tudo? Estaremos sujeitos a ter que pagar somas milionárias caso nos consideremos maltratados e partilhemos as nossas más-experiências na internet... ou será que se poderá deixar que um qualquer relato "impróprio" (e injusto) possa causar danos consideráveis na reputação dos visados.

Penso que será uma daquelas questões em que... o melhor será nunca ter que passar pela situação, quer de um lado, quer do outro!

1 comentário:

  1. a liberdade termina onde começa a dos outros.
    Acusar de roubo sem provas é entrar na liberdade dos outros. Se não prova o que diz é difamação.
    Se fosse indemnização pela opinião até percebia o post, assim não estou a ver onde está a dúvida.

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails