segunda-feira, 9 de julho de 2012

Sobe Sobe, Gasolina Sobe...

Não quero ser demasiado "má-lingua" e dizer que esta súbito aumento do preços dos combuistíveis terá a ver unica e exclusivamente a ver com o início do período de férias, e servir assim para esmifrar um pouco mais os portugueses que contavam fazer alguns quilómetros a mais com as suas viaturas... nem que fosse numas visitas à praia, ao campo, ou nas visitas a familiares e amigos.

Claro que rapidamente nos dizem que isso não tem nada a ver, e que são meramente as influências dos mercados internacionais, sob os quais não temos qualquer controlo.

... A não ser o controlo de reagir instantaneamente às mudanças de preço. Vejamos... o preço do petróleo subiu a semana passada e hoje já tivemos aumento de 3 cêntimos - e ficando já no ar o aviso de que novos aumentos poderão surgir ainda durante esta semana. Ok... nada contra, sobem os preços da matéria prima, há que ajustar o preço do produto final.

Faltará ver é se essa velocidade de reacção será idêntica quando os preços tiverem tendência inversa... É que... quando o preço do petróleo desce, parecem surgir imediatamente mil e uma explicações para justificar a lentidão do ajuste do preço final: quer seja a do preço do material que entretanto está "nos depósitos" (curioso que para subir não haja esse "atraso"); ou então de que afinal o preço do petróleo nem afecta assim tanto o preço final, e de que os impostos é que estragam tudo; ou todas as outras tretas que já estamos habituados a ouvir.

O que é certo é que as coisas não batem certo: e com o petróleo aos preços a que estava, o preço final continuava inflaccioando face aos valores a que esteve quando o petróleo já esteve anteriormente a esse nível.

Mas... ainda bem que temos uma Autoridade da Concorrência que olha pelos nossos interesses; tal como outras entidades reguladores que tanto fazem o seu trabalho que nem dão por contadores de energia com desfasamento de horas a lesar os consumidores...

Venham as férias, que tudo fica esquecido!

1 comentário:

  1. Mas é óbvio que tem a ver com o período de férias no hemisfério norte. como em qq negócio o aumento de procura leva a aumento de preços.

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails