sexta-feira, 9 de março de 2012

Conhecem o Kony?


É assustador parar um momento e pensar que, enquanto uns se preocupam o tempo que irá fazer amanhã, ou qual o restaurante onde vão jantar logo, noutras partes do mundo (e por vezes bem mais perto do que imaginamos) se vivem situações verdadeiramente dramáticas.

Este movimento que visa tornar "famoso" Joseph Kony vem alertar para uma dessas situações que muitos pensariam impensável nos dias de hoje no nosso planeta - mesmo se a organização por trás deste vídeo tem sido, também ela, alvo de críticas (e a contra-resposta da mesma).

Joseph Kony é dos mais doentios exemplos daquilo que a raça humana tem para oferecer, e que arrasta crianças para servirem a sua vontade (aparentemende ditada por "Deus") no seu exército privado no Uganda -  o Lord’s Resistance Army (LRA).

O vídeo que se segue quer dar a conhecer esta situação, para que o mundo ocidental possa - talvez por alguns momentos, deixar de lado as conversas de crises e austeridades, juros e dívidas públicas, e talvez fazer valor ainda o pouco poder que detém para acabar com estas atrocidades que não deveriam ser permitidas em parte alguma do nosso planeta.

Dito isto, e embora seja sempre de louvar o "dar a conhecer" (veja-se o impacto que tiveram as imagens captadas  no massacre de Santa Cruz em Timor), importa também referir que muitas vezes é caricato ver as pessoas preocupadas com as atrocidades cometidas a meio-mundo de distância... e tão cegas às que se passam à sua própria porta.


KONY 2012 from INVISIBLE CHILDREN on Vimeo.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails