quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Os Ratings Políticos e a Economia Paralela

Olha olha... parece que alguém parece ter aberto os olhos... Pedro Passos Coelho acha que as agências de rating estão a interferir na política, e que é algo perigoso - e ele lá deve saber do que fala, sendo político profissional.

Será preciso ter um curso em política internacional ou geo-economia aplicada para se perceber que não é novidade nenhuma os "arranjinhos" e os "interesses" que manipulam os mercados? E que ninguém se preocupa com o perigo de nada... até que subitamente se veja do "lado de fora" desses mesmo arranjinhos.

Mas, tanto arranjinho e tanta marosca começa finalmente a fazer-se sentir... e surpreendentemente o dito "mercado" parece começar a ter menos em conta os ratings destas agências de rating - as mesmas que avaliavam como AAA aquela barracada americana que originou (ou pelo menos despoletou) a crise actual. Como tal, mesmo com rating de "lixo", o mercado parece estar a ter mais confiança em países como Espanha e França - e esperemos, também em Portugal.


Por cá, parecem ter ficado todos chocados com os resultados de um estudo que revela que a "economia paralela" no nosso país está em crescimento e representa quase um quarto do PIB. Milhares de milhões de euros que fogem ao fisco. E... custava assim tanto que simplesmente se tornasse obrigatório passar recibo ou factura em todas as transacções comerciais - sem excepção?

Irrita-me profundamente que ainda existam sítios onde nos perguntem "deseja factura"? Não é perguntar, é trazer logo e pronto! Mas, enquanto permitirem que isso seja "à vontade do freguês", e que na maioria dos casos, na boa tradição "tuga", nem está para se chatear e deixa passar... (Para não falar nos casos em que, para se conseguir essa factura obrigam o cliente a superar provas de paciência... como nalgumas grandes superfícies dizerem que para pedir factura tem que ser no balcão central...)

Era tão simples: pagou, tem que receber um comprovativo do pagamento com valor fiscal, e mais nada!

Depois resta a coragem de nas finanças darem uso a todos os dados que possuem... mas isso seria assunto que dava ainda mais pano para mangas...

1 comentário:

  1. No tema dos "mercados" nem me meto porque é areia demais para a minha camioneta...

    Quanto à economia paralela, só quem andasse no mundo da Lua é que já não sabia o que a economia paralela vale no nosso querido País. Neste tema, concordo em pleno com o que escreveste.

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails