sábado, 10 de dezembro de 2011

A Guerra Começa na Europa


Já diz o ditado que "não há duas sem três", e depois da 1ª e da 2ª Guerra Mundial se terem iniciado na Europa (e precisamente com a Alemanha no centro das atenções), eis que novamente a História parece condenada a repetir-se.

Descansem, pois desta vez não se trata de uma guerra com soldados a matarem-se nos campos de batalha; desta vez as balas são os euros e restantes divisas mundiais, e o campo de batalha são as praças económicas.

Na génese de tudo, arrisco-me a ditar que é um dos nossos velhos conhecidos que parece não abdicar da natureza humana, a ganância. A ganância de querer sempre mais, mesmo quando já se tem mais do que o suficiente para toda uma vida de luxo com todas as excêntricidades possíveis. Ganância de quem certamente já nem vive neste planeta, tal a separação com que deve olhar para o resto do mundo, o "povo", aqueles que "trabalham", e cujos parcos cêntimos vão sendo sugados sem dó nem piedade... enquanto os tiverem.

Inocentes, culpados, não importa - raras são as guerras onde há realmente vencedores e vencidos (e caso a memoria seja curta, vejam-se os "vencidos" que há pouco mais de meio século perderam a 2ª grande guerra: Alemanha e Japão, e do seu peso actual no mundo.

Se ao perderem tiveram este desfecho, talvez não seja mal imaginar que caso nesta 3ª Grande Guerra Mundial Económica, mesmo que a Alemanha ganhe, os próximos "derrotados" possam estar em igual posição daqui por umas décadas.

... Resta saber se nessa altura ainda por cá estará alguém para se preocupar com tudo isto.

1 comentário:

  1. Se queres entender mais um bocadinho, o problema do EURO neste momento está que o BCE não quer aumentar a massa monetária pois isso iria aumentar ligeiramente os juros e a inflação mas essa é a solução para os países em dificuldades de financiamento pois esse aumento iria repercutir-se no juro alemão e francês mas o spread para as dívidas públicas dos restantes países não. E como muitos negócios financeiros com a crise financeira se perderam, há muita gente a ganhar dinheiro com estes spreads parvos que cobram aos PIGS mas alguns vão-se lixar pois a Grécia vai fazer um haircut.

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails