segunda-feira, 12 de setembro de 2011

A Prosperidade e a Recessão

Eis um excelente infográfico que vem precisamente demonstrar aquilo de que eu falava no outro dia, de que a concentração da riqueza numa percentagem reduzida da população tem - inevitavelmente - consequências insustentáveis.


Uma vez que não é todos os dias que chove dinheiro, este gráfico mostra-nos também como a produtividade foi habitualmente acompanhada por idêntica evolução dos ordenados... até que, a certo ponto, a produtividade continuou a crescer, mas a compensação... ficou para trás. Relativamente aos anos 80, embora a produtividade tenha aumentado cerca de 80%, os ordenados aumentaram apenas 8% em média.

Mas, a questão principal é que novamente a fortuna começa a estar concentrada no escalão "superior" da sociedade, com valores semelhantes aos que precederam a grande recessão nos EUA.

Sendo insustentável, é certo que isto vai ter que "estourar" por algum lado - mas tal como antes, até que as coisas comecem a melhorar neste aparentemente imutável processo cículo, ainda muita gente irá continuar a sofrer durante muitos e longos anos.

[via NYT]

1 comentário:

  1. Grande gráfico que vai de encontro o que ás vezes aqui tento explicar.

    Ainda melhor é entender o que fizeram 2 pessoas e as suas politicas económicas, Sra Tacher e Sr Reagan, foram estes 2 senhores que abriram o poder das grandes fortunas com a suas politicas de proteção ao capitais.

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails