sexta-feira, 15 de julho de 2011

Brincar ao Monopólio

Enquanto os especialistas discutem as guerras do euro e do dólar, as agências de rating, e mais isto e aquilo - enquanto que para os normais trabalhadores, a única coisa real que sentem na pele é verem o fruto do seu trabalho ser reduzido cada vez mais; parece-me que a situação mundial pode facilmente ser descrita pelo clássico jogo "Monopólio".

Certamente já todos terão jogado ao Monopólio. Um jogo bastante divertido de jogar com amigos; mas que invariavelmente terminava sempre da mesma forma... numa "seca completa" a partir do momento que um dos jogadores passava a dominar todos os outros.

Parece-me que aquilo que assistimos no mundo é exactamente o mesmo sintoma: com a maioria do dinheiro a ficar acumulado nas mãos de uma pequena percentagem de pessoas, estamos perante o mesmo risco de paragem de todo o sistema.

Claro que, no caso do jogo, as consequências são apenas deixar de jogar e passar a atenção para outro lado - no mundo real as coisas são bem mais complicadas... e a "solução", essa... parece continuar escapar aos especialistas.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails