terça-feira, 19 de julho de 2011

Responsabilidades Inócuas

A crise continua, os combustíveis sobem, os ordenados descem, os impostos extraordinários surgem, as agências de rating ratam, ou seja... tudo na mesma.

Agora falam de criar uma taxa para os bancos, para que também contribuam um pouco para sairmos do buraco onde nos ajudaram a cair - como se qualquer taxa que lhes fosse aplicada não fosse ela própria transposta para os clientes, fazendo com que, no final... quem acabe por pagar continuem a ser os mesmos de sempre: todos nós.

Por cá, fala-se que afinal há uma "ligeira" discrepância nas contas do anterior Governo, superior a dois mil milhões de euros. E a minha pergunta é... porque raio não dá isso direito a processos crime por gestão danosa?

Se algum de nós ficar a dever 100€ que seja ao Estado, dá logo direito a penhoras e sei lá que mais - no entanto se alguém rouba dois mil milhões, a única coisa que acontece é, três meses depois estar no parlamento a dizer que os impostos extra são um abuso para os Portugueses???

Sou só eu a achar que isto mais parece um sketch de uma qualquer piada nonsense dos Monty Python?

... Realmente, a única coisa que se pode fazer para não dar em maluco com isto tudo... é rir!

4 comentários:

  1. Calma... Não se trata de dinheiro roubado, ou desviado para outro lado. Há sim uma discrepância entre as receitas e despesas planeadas no orçamento, e as receitas e despesas efectivas até ao momento. Ou seja, mais deficit do q o esperado. Acontece todos os anos em maior ou menor grau.

    E segundo explicou ontem o Bagão Félix parte desse "desvio" terá a ver com pagamentos de juros da dívida, que até só têm de ser pagos efectivamente daqui a uns meses, mas já entraram nas contas...

    ResponderEliminar
  2. Este governo infelizmente já entrou na onda dos outros, o Sócrates qd chegou disse o mesmo, etc etc etc

    ResponderEliminar
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  4. E agora o último boletim de execução
    orçamental parece que não mostra desvio
    nenhum. Dá ideia que este governo ainda não se
    entendeu bem com as contas...

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails