sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Dívida Pública Auto-Financiada

Uma vez mais, perdoem-me as possíveis bacoradas económicas - já que eu não percebo nada disto.

Mas, expliquem-me lá porque motivo, numa zona em que o País parece andar desesperado a procurar dinheiro lá fora com taxas de juros acima dos 7%, tal não é feito "internamente" por conta dos Portugueses?

Digo isto, porque imagino que haveriam inúmeros Portuguese que agradeceriam a oportunidade para "emprestar dinheiro ao País", mesmo que fossem a taxas mais reduzidas. Mesmo a 5%, não me importava nada de lá meter uns euritos durante uns anos, em vez de o meter no banco; e parece-me lógico que tal como eu, muitas mais pessoas fariam o mesmo.

Mas... como disse, se calhar é apenas uma enorme bacorada... E talvez seja melhor ter o País enterrado com juros que quase certamente não irá conseguir pagar.

5 comentários:

  1. Mas isso já existe amigo...
    Chamam-se Certificados de Aforro http://www.igcp.pt/gca/?id=63

    ResponderEliminar
  2. @Paulo

    Mas, isso não anda com taxas bem abaixo dos 7?
    (Digo eu, que não percebo nada disto... :)

    ResponderEliminar
  3. Os portugueses estão a trocar os Certificados do Tesouro pelos Certificados de Aforro que estao a pagar 6.65%. Nada mau hein? No meu tempo nao havia nada disto! :)

    http://economico.sapo.pt/noticias/estado-paga-juro-recorde-de-665-nos-certificados-do-tesouro_109767.html

    ResponderEliminar
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  5. É assim Carlos. O Yeld a 5 anos está a 7% pq se espera que daqui a 5 anos o juro suba além de que o risco associado ao País ser elevado. Olhando pra os certificados do tesouro pode-se pensar que a diferença é muita devido ao valor da Euribor actual, mas daqui a 5 anos a Euribor deve andar por valores bem mais altos.

    Tenho medo de dizer isto na net, mas penso que existe vamos dizer um acordozinho com os bancos pra não dar grandes prémios nos certificados de aforro pq senão estes também tinham de subir a remuneração dos depósitos. (existem mais títúlos além dos certificados mas fiquemos por este.)

    Comprando com a Alemanha que anda a encavar o resto da Europa (literalmente) estes souberam porque podem fazer a coisa muito bem feita e andam a ganhar imenso dinheiro á nossa custa. Giro vai ser qd daqui a um ano o PIB alemão não ser aquilo que se espera e virem eles por aí acima a precisar de dinheiro não é descabido este cenário.

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails