quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Voto em Branco vs Voto Nulo

Com as eleições a chegarem, eis uma questão que continua a deixar muitos Portugueses na dúvida: qual a diferença entre votar em branco, ou "rabiscar" qualquer coisa e votar em "mim" ou "ninguém".

A diferença entre voto em branco e nulo tem causado muitas confusões a muita gente (eu incluído), e por vezes há quem tente dizer que um é melhor que o outro, ou coisa que tal...


Sim, diria a lógica que um voto em branco seria sinal de alguém verdadeiramente interessado mostrar o seu descontentamento de forma democrática. Enquanto que um voto nulo seria um voto inválido, sinónimo de mandar todos à #$%$#!

Mas, a infeliz e triste verdade é que ambos são tratados de igual forma, conforme pude descobrir no blog do  João Neves.

Para todos os efeitos, votos em branco ou nulos, são inválidos... Sendo apenas uma questão de ética (ou de ter vergonha na cara) um candidato a Presidente recusar-se a aceitar o cargo caso fosse eleito com uma percentagem inferior à de votos nulos/em branco. Ambos são votos de protesto, e que - não fosse a abstenção ser já garantidamente a grande vencedora - previsivelmente não teriam grandes problemas em ser a "maioria".
A Comissão Nacional de Eleições esclarece que uma eventual maioria de votos em branco ou nulos nas eleições europeias não invalida o sufrágio. O porta-voz da CNE, Nuno Godinho de Matos, contraria desta forma algumas mensagens anónimas postas a circular via Internet, e explica que só são contados os votos validamente expressos. [rtp

Indo à origem, a Comissão Nacional de Eleições:


  • Os votos em branco e os votos nulos não têm influência no apuramento dos resultados;
  • Será sempre eleito, à primeira ou segunda volta, o candidato que tiver mais de metade dos votos expressos, qualquer que seja o número de votos brancos ou nulos.



Ou seja, não há mesmo forma de reclamar do sistema - pelo menos por este meio.

E nem me façam falar das campanhas presidenciais... Sempre que ouvia velhos dinossauros falarem de "esquerdas ou direitas", quando são conceitos mais que ultrapassados; ou então interrogarem-se "como é que chegamos a este ponto?" quando todos eles têm estado, uns mais que outros, ligados às políticas que o País tem seguido... até me dá arrepios!

4 comentários:

  1. precisamos de uma chaixinha a dizer:
    none of the above :)

    ResponderEliminar
  2. Há uma grande diferença entre ambos. O nulo não pode ser modificado e o branco alguma alma esperta pode escrever lá qq coisa.

    ResponderEliminar
  3. Votar em branco é votar nos mesmo de sempre... Otar em branco é compactruar com PS(D)... Querem protestar? Saiam á rua e façam barulho? querem protestar? votem na Politica de ruptura com as corrente politica liberalista que nos explora... Querem protestar façam tudo menos votar em branco...nada melhor para protestar do que votar nas alternativas ao PS(D)

    ResponderEliminar
  4. Votar em branco é dizer que entre o tiro na cabeça ou a chapada, venha qualquer um...

    É querer consciencializar corruptos... como se tal fosse possível.

    Mais vale votar num partido diferente que votar em branco... O PS/PSD/CDS têm levado o país à ruína... isto há mais de 30 anos... e sempre que um vai para a oposição fica logo muito amigo do povo...

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails