quarta-feira, 21 de abril de 2010

A Solução para o Lixo - os Vulcões

Há muito que me tinha lembrado desta ideia revolucionária, mas só hoje me lembrei de a partilhar convosco de forma altruísta (em vez de a patentear e ficar bilionário!) - e bem a propósito da recente nuvem de cinza vulcânica islandesa que tanto tem perturbado o tráfego aéreo.

Ora, perante os milhares de milhões de euros gastos anualmente em aterros, incinerações, e demais tratamento dos resíduos e lixos; porque não simplificar tudo isso e fazer uso das maiores e mais eficientes fornalhas do planeta?

Isso mesmo... refiro-me aos Vulcões!


Estas fornalhas infernais a mais de 1000ºC, capazes de derreter rocha e tudo o mais que se atravessar no seu caminho, seriam os incineradores ideais para desintegrar todo e quaisquer resíduos que lhes atirássemos - com a vantagem acrescida de que não seria necessário estar a manter a "chama acesa"!

Porque é que me relembrei disto?... Porque nos últimos dias fui pela primeira vez dar uma caminhada pelas "praias azuis" aqui da zona... e é vergonhoso ver a quantidade de lixo e plásticos que inunda a nossa costa!

Se cada vez há melhores condições para esses passeios, com passadiços e a limpeza das ribeiras, essas areias inundadas de plástico tornam-se assim cada vez mais anacrónicas e simbolizam o quanto há ainda por fazer.
(E nem me falem do civismo e educação das pessoas... porque esse parece-me um sonho cada vez mais distante e impossível de realizar...)

8 comentários:

  1. resposta: http://www.abc.net.au/science/articles/2008/06/26/2286487.htm

    ResponderEliminar
  2. Essa gente não tem visão nenhuma pá!

    Era só fazer um buraco com alguns kms de profundidade até ao manto, manter aquilo sob pressão, atirar o lixo lá pra dentro, e era reciclagem imediata... Daqui por uns séculos vão dar-me valor! Fica já aqui escrito!

    :)

    ResponderEliminar
  3. Em especial aqueles lixos tóxicos, metais pesados, lixo hospitalar, maconha, cocaína, etc... Pior se o vulcão resolvesse expelir tudo de volta! ahahaha

    ResponderEliminar
  4. Bem, não seria pior que já os ter "espalhados" por aí... :)

    ResponderEliminar
  5. http://www.slate.com/id/2181280/

    Why don't we drop medical waste and nuclear waste into active volcanoes, the "ultimate high-temperature incinerators"?

    The answer: Because the hazardous parts would come right back out.
    We do incinerate more than 90 percent of the medical waste in the United States, both to reduce its total volume and to kill off infectious agents. But burning up blood-soaked bandages, discarded needles, and stray organs like tonsils and appendices creates many dangerous byproducts, including dioxins and carbon monoxide, as well as fly ash laced with heavy metals. While an onsite incinerator at a hospital would be equipped with scrubbers and filters to capture these byproducts for landfill, any gases or ash produced in a volcano would be emitted straight into the atmosphere.

    ResponderEliminar
  6. Ok, então se calhar não é boa ideia mandar lixo hospitalar para dentro de um vulcão..

    Mas e as pessoas que deitam lixo para o chão nas praias? Não deve haver problema de incinerar uma ou outra de longe a longe, pois não?

    ResponderEliminar
  7. Parece uma boa solução! Em vez de queimarmos o lixo, queimamos quem faz lixo. :p

    ResponderEliminar
  8. e que tal não faze-lo? ou recicla-lo? Devem conhecer a Lei de Levoisier: "Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma". Com os produtos o mesmo acontece mas com muito mais tempo. O Homem, ao contrário dos outros seres é o unico que cria lixo de uma tal complexidade e numa tal escala que a Natureza deixa de ser suficiente. A solução é simples, quem cria um novo produto (como por exemplo os plasticos) deve faze-lo por forma a que estes sejam auto-suficientes em termos de desintegração ou pelo menos deveriamos ter produtos que fossem facilmente reciclaveis em larga escala e bons sistemas (cadeias) de recolha. O segundo passo é a consciencia de cada um. todos aprendemos desde crianças a não atirar lixo para o chão, aliás sempre ouvi dizer: "se não o fazes em casa porque o fazes aqui???"

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails