terça-feira, 16 de junho de 2009

Câmaras de Segurança dentro das Salas de Aula

Como se não bastassem as câmaras que vigiam os locais públicos...
Um grupo de estudantes abandonou as aulas em protesto contra as câmaras de segurança instaladas dentro das próprias salas de aula.

Numa altura que, até por cá, o número de incidentes que se passam dentro das salas de aula vão sendo cada vez mais frequentes - especialmente quando são captados em vídeo ou áudio, para posterior mediatização - vale a pena pensar se é este o caminho que desejamos para a formação dos nossos jovens.

Está mais que provado que a maioria das pessoas não "transgride" se souber que está a ser observada e que será punida, mas.... será qua a solução é vivermos numa sociedade permanentemente vigiada, desde o nascimento até à morte?

5 comentários:

  1. Infelizmente parece ser esse o "caminho" para que os que não prevaricam, não sejam importunados pelos prevaricadores. Pessoalmente, não tenho complexos sobre o facto de estar a ser "vigiado" desde que não o seja a dar uma queca no meu quarto. Não pelo acto em si, mas os meus órgãos sexuais são meus e têm direitos de ©. E se nada tenho a esconder de ilegal na via pública, não sinto qualquer problema em que existam câmaras a vasculharem o que faço mesmo que captem um arroto do intestino grosso por flatulência de alguma feijoada ingerida ao almoço. Nas escolas, penso que os alunos "bem comportados" não terão problema nesta vigilância e se esta matéria aflige e incomoda os outros, eles lá saberão porquê. Resumindo: Em locais públicos, não vejo qualquer inconveniência nem me incomodam este tipo de olhares indiscretos porque não tenho nada a esconder e a minha liberdade continua intacta porque se estiver mal disposto na altura em que olhar para o tecto e vir uma coisinha daquelas estendo-lhe o dedo médio e encolho os outros à boa maneira de chateado... Penso que temos de encarar estas situações de acordo com o que é actualmente a sociedade global e não como era nos meus tempos em que se um gajo se portava mal na aula tava logo a levar com 10 reguadas em cada mão... :))

    ResponderEliminar
  2. O problema é que essa ideia de uma sociedade permanentemente monitorizada pode muito bem descambar (ou melhor dizendo: será quase inevitável!) numa sociedade "Big Brother".

    Esse é que é o problema, às custas do medo e da promessa de segurança... aos poucos vai cair-se nestes exageros de consequencias potencialmente desastrosas para a liberdade da população.

    ResponderEliminar
  3. Mas Carlos Martins, já vivemos numa sociedade Big Brother!!! Nas estradas já existem câmaras de vídeo, nas portagens já existem câmaras de vídio, nos autocarros da carris já existem câmaras de vídeo, nas repartições públicas já existem câmaras de vídeo, nas agências bancárias já existem câmaras de vídeo, nos super's e nos hiper's já existem câmaras de vídeo, nas discotrecas, bares e outros locais, já existem câmaras de vídeo... não há quase nenhum local público que já não possua um olhinho a apontar para nós... bem mais grave, em minha opinião, é o quererem gravar os meus e-mails e ligações telefónicas via Net por um ano por causa dos "terroristas"! Isso é que dá cabo do meu miolo, pode crer! Isso é que eu considero um atentado contra a liberdade individual. Quanto ao resto, PQOP!!!

    ResponderEliminar
  4. Permitam-me um comentário:
    Há sempre um lado positivo, basta ver o seguinte link:
    http://news.yahoo.com/s/ap/20090613/ap_on_re_us/us_vindicated_by_video
    Se calhar essa seria uma forma de controlar melhor a turma. Uma sugestão seria garantir que a câmara seria somente usada e acessível para fins específicos e salvaguardados. Essa solução é possível com passwords de acesso e responsabilização dos detentores desses acessos.

    ResponderEliminar
  5. @Karl

    Eu nunca disse que não há lados positivos nestas coisas da vigilância.
    Com a treta do chip de matrícula, muito gostava eu que isso pudesse ser usado para localizar veículos roubados, etc. etc.

    Independetemente de todas as vantagens, o que me preocupa é o *uso indevido* destas tecnologias para restringir/controlar as liberdades das pessoas e o seu direito à privacidade.

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails