segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

A Solução para a Crise - Semana de 4 Dias

Como hoje é feriado, dia 1 de Dezembro, o Natal aproxima-se, mas o país (e mais concretamente, os Portugueses) continuam em depressão profunda - lembrei-me de vir partilhar convosco uma ideia que me surgiu estilo "ideia luminosa".

É isso mesmo, eu tenho a solução para todos os males que deprimem os Portugueses - e mais que isso; tenho a solução para a Crise!

E não pensem que seja algo difícil de implementar, ou que obrigue a grandes desafios que apenas nos enterram cada vez mais... A solução que proponho é simples: implementar uma semana de trabalho de 4 dias.

Antes de começarem a dizer: "este gaijo está maluco", aturem-me por uns momentos.

Para começar, uma medida deste tipo teria impacto imediato na moral dos Portugueses.
Para além disso, incentivaria a movimentação do dinheiro, já que teríamos 3 dias para o "distribuir"- em vez dois dias que passam a correr e que a maioria prefere passar fechados em casa.

Vão dizer: "ah, mas um corte de 20% no ordenado iria ser um desastre."
Talvez sim, talvez não... quantos "20%" não nos é roubado de forma indirecta, com impostos e mais impostos (incluindo aquela palhaçada sem fim à vista que é a tributação de imposto sobre imposto, como acontece nos veículos automóveis)?
Para além disso, menos 20% nos ordenados significava menos impostos a pagar sobre esse valor. :P

Vão dizer também: "ah, mas isso ia destruir a produtividade"
Vamos lá ver... quantos vós conhecem casos de sítios onde trabalhavam 5 pessoas, e agora trabalham apenas 3 ou 4 - fazendo o mesmo serviço!?!
(Para além de, pelo menos numa fase inicial, as pessoas até trabalhariam com mais vontade, para fazer "render" o trabalho - em vez de andar a pastar e a atrasar o mais possível.)
Claro que, há trabalhos que dependem exclusivamente do factor tempo - e esses continuariam a necessitar de trabalho "à hora", por turnos, ou lá o que for...
Mas, para muitos serviços, a produtividade não seria gravemente afectada - e quando muito até estimularia a que se contratassem mais pessoas.

Logo: 4 dias de trabalho, 3 dias de descanso - maior circulação do dinheiro, moral melhorada para um país mais saudável, e incentivo a contratar mais pessoas para trabalhar.

Digam-me lá se estou a ser muito maluco...

4 comentários:

  1. Em 1994, me vi em apuros porque estava conversando que em vez de demitirem 20% da Gerência de Pesquisa e Desenvolvimento da empresa em que trabalhava, bastava cortar um dia de trabalho. Vc manteria o quadro especializado e capacitado, a memoria técnica e resguardaria a empresa para um novo momento de crescimento. Meu chefe disse que se ele sugerisse isto, cortariam 40%! Se vc pode passar sem 20%, então é porque tem 40% sobrando! Corta para 2005, o próprio governo institui o BANCO DE HORAS. QQ empresa pode ter um banco de horas em dar ferias quando a atividade economica cai, cortando as horas extras quando ela sobe... basta garantir os empregos! hehehehe... Mesmo assim, a mentalidade aqui é quando cai vc trabalha 40h, quando sobe, vc se vira nas 60h, e sem hora extra. Por isto tantos querem ser funcionarios do governo, trabalhar as 40 h certinhas, não poder ser demitido, e ter um salario decente! Eu tb quero!!!

    ResponderEliminar
  2. manda-me os teus 20% que eu vou trabalhar um dia extra! :P

    ResponderEliminar
  3. Eu comecei este mês a trabalhar a 80%. Não me importo nada de ganhar menos e também trabalhar menos, antes pelo contrário. É uma grande melhoria na minha qualidade de vida.

    O dinheiro não traz felicidade. Já o tempo extra passado com a família, os amigos, e a fazer as coisas que gosto de fazer, não têm preço. A minha vida fora do emprego é muito mais interessante, tem muito mais valor.

    É claro, há quem viva para o trabalho e/ou para o dinheiro. Para esses, continuem a trabalhar que nem doidos. Talvez não se venham a arrepender quando chegarem a velhos e verem que a vida vos passou ao lado...

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails