segunda-feira, 15 de setembro de 2008

O Momento da Verdade

Isto de 90% da minha programação televisiva ser exclusivamente choose-to-view (ou seja, escolho exactamente aquilo que quero ver, entre séries e filmes) faz com que ande meio ausente do que se passa no panorama televisivo nacional.
E sempre que tento ver qualquer coisa, depressa me lembro do motivo porque me afastei: os intermináveis intervalos publicitários.

Mas vamos ao que interessa... ontem estava eu a gastar tempo antes de ir dormir, quando passo pela SIC e dou de caras com um concurso chamado "Momento da Verdade."
Isto é, eu pensava que era o concurso... mas afinal tratava-se de um especial sobre o concurso, devido à polémica que levantou.

Oh oh, o que eu ando a perder na nossa televisão nacional...

Provavelmente já todos sabem ou ouviram falar sobre o que se passou.

O concurso coloca o concorrente face a questões que devem responder com sim ou não - sendo o prémio final uns aliciante 250 mil euros. E se as primeiras perguntas são relativamente inocentes... rapidamente poderão imaginar que 250 mil euros não se dão por dar: e as perguntas depressa se tornam numa verdadeira tortura.

No caso de ontem, um homem (rapaz?) militar, acompanhado (na "plateia") da sua companheira - mãe do seu filho - o irmão e um amigo, foi sujeito a perguntas do tipo:
- "A sua namorada já o apanhou numa traição?"
- "Já pagou para ter sexo, este ano?"
- "Desde que iniciou uma relação com a Márcia, já fez sexo com mais de 15 mulheres?"
- "Quando faz sexo com outras mulheres, usa preservativo?"



Bem... já estão a ficar com uma ideia...
E não se pense que era só sobre sexo (se bem que isso é que dá mais audiência) - pois também houve perguntas suficientes para meter a família ao "barulho", sobre a filha, irmão, etc.

Bem, em primeiro lugar não estou aqui para julgar ninguém. Ao contrário dos "comentadores" que por lá andaram, eu não conheço o casal e portanto abstenho-me de dizer se ele ou ela é tal ou tal coisa.

Porque aliás, as perguntas são "pré-gravadas", pelo que o concorrente sabe exactamente naquilo que se está a meter.


Portanto, apesar de eu ter ficado o_O com as cenas e as figurinhas feitas durante o concurso (nalguns momentos até parecia um show da Oprah - com ele a ir abraçar o irmão e tudo) a parte mais estúpida foi quando os comentadores entraram em cena.
E se de um lado tinhamos uma mulher para quem todos os homens são iguais e a quem a palavra sexo deve causar dores de cabeça; do outro tinhamos o típico defensor da postura tradicional masculina - com o Cláudio Ramos ali no meio a servir de "equilíbrio."

Meus amigos, nem 8 nem 80!

Quem são vocês para vir julgar uma pessoa com base numa dezenas de perguntas de sim e não?
Gostaria de ver a tal senhora que tanto comentou (Luísa Castelo Branco), sentada naquela mesma cadeira do concurso a fazer a mesma figurinha e a ser julgada publicamante a cada sim/não que dissesse.

Infelizmente não assisti às entrevistas que o concorrente e a companheira deram... mas imagino que estejam mais que arrependidos por se terem metido naquela situação.

Ninguém os obrigou a ir para lá... mas por aqui se vê que os limites da decência humana andam bastante em baixo, e que o preço para destruir famílias, amizades e sabe-se lá que mais, aparentemente está em saldo.


E nisso ninguém melhor que a tal Márcia, para o dizer...



Só que estendia o seu comentário não só ao seu companheiro, mas também a este tipo de programas que lucra com a humilhação alheia.

1 comentário:

  1. No portal SondagensPT.net lançamos um inquérito sobre o Polígrafo e o Momento da verdade.

    Acede e vota aqui

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails