sábado, 12 de janeiro de 2008

Queres uma sala para não fumadores?

Queres é ir para a rua, olha-me este, não quer levar com fumo.

Pega lá que já almoçaste!

Isto não é ficção, passou-se na cidade de Buesum, na Alemanha, em que um proprietário de uma pequena companhia de tecnologia está a ser processado por demitir 3 funcionários não fumadores, para os substituir por outros, fumadores!

Segundo o que se pode ler neste artigo do Sol, o proprietário, Thomas Jenssen, disse que os três funcionários estavam "a interferir na tranquilidade da corporação" e que decidiu substituir os três por fumadores porque eles "se adaptariam melhor".

"Estamos ao telefone a maior parte do tempo e é mais fácil trabalhar enquanto fumamos" , disse Jenssen ao Jornal Alemão Hamburger Morgenpost.


"Todos se queixam dos fumadores mas agora o jogo mudou. Eu, pelo menos, agora só vou contratar fumadores»".


E como não podia deixar de ser, já veio um advogado dizer que os 3 funcionários demitidos têm boas hipóteses de ganhar o processo em tribunal, visto que "não podem ser punidos por terem defendido um direito, como o da saúde".


Mas... havia dúvidas? Anda tudo doido? Se eu fumasse actualmente, sabendo os efeitos nocivos para a saúde dos outros, evitava fumar em espaços fechados, em respeito das outras pessoas, funcionários de espaços comerciais inclusivé, era o mínimo que eu poderia fazer, porque o meu fumo não tem de prejudicar ninguém, só a mim próprio.


É certo e sabido que grande parte dos fumadores se está marimbando para esta situação, e fumam onde lhes apetecer, onde lhes souber melhor, e o pensamento que passa pela maioria das cabeças é "quem está mal que se mude". Certo!


Mas agora há uma lei que protege a saúde das pessoas, que isto só pelo civismo e respeito não ia lá, e então há que acordar prá vida, e ir fumar em espaços abertos ou espaços bem ventilados e autorizados para o efeito, ponto final!


Digo-vos já que fico muito contente com esta lei, porque tenho vários amigos com quem saio, que me dizem que já andam a fumar menos, alguns andam mesmo a pensar deixar e uma antiga colega minha que fumava vários cigarros durante o dia, agora não fuma um único cigarro quando está a trabalhar. Acreditem, fico contente por todos eles! :)


encontrei a notícia no [ xicórias e xicorações ]

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails